Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Editais da Faperj, CNPq e Fiocruz contemplam pesquisadores da COC

15 dez/2022

Elaborado pelo professor e pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) Robert Wegner, o projeto Pesquisas em Genética Humana e em Genômica no Instituto Oswaldo Cruz: uma história (1980-2022) foi contemplado pelo Programa Cientista do Nosso Estado da Faperj. Prevista para ser realizada no triênio 2023-2025, a iniciativa tem como objetivo principal explorar a história da genética e da genômica humana e médica, tendo como foco o modo pelo qual essas áreas se desenvolveram na Fundação Oswaldo Cruz desde a década de 1980.

De forma articulada à pesquisa, o projeto visa promover também, em parceria com o Museu da Vida Fiocruz, atividades de educação e popularização da ciência voltadas para estudantes de ensino médio, além da realização de uma exposição. "Pretendemos desenvolver também uma reflexão histórica sobre a bioética e a participação de pesquisadores da Fiocruz na elaboração de documentos que visam orientar as pesquisas na área", afirma Robert Wegner.

O projeto contemplado pela Faperj foi elaborado e será desenvolvido em diálogo com o projeto de pesquisa História da Genética e de seus impactos: raça, racismo e população no Brasil, iniciado em janeiro de 2022. Coordenada por Wegner, a pesquisa tem sido realizada por uma equipe multidisciplinar que agrega historiadores das ciências, antropólogos, sociólogos, biólogos, geneticistas e educadores e envolve pesquisadores dos mais diferentes níveis de formação, no Brasil e no exterior.

De acordo com o pesquisador da COC, os avanços em genética e genômica tem permitido muitas aplicações em campos como a medicina genômica e a genealogia genética, assim como os desenvolvimentos que tem tomado lugar em campos como na genética/genômica de plantas e animais.

"Nossa pesquisa se concentrará, por um lado, no impacto da genética e da genômica nas políticas de identidade, explorando os modos pelos quais a genética e a genômica estão sendo usadas por indivíduos e grupos para problematizar ou reforçar suas identidades, bem como, por outro lado, o modo pelo qual a genética e a genômica ganharam centralidade na saúde, como no desenvolvimento de kits para diagnósticos de doenças e na produção de vacinas", explica Wegner.

Editais beneficiam pesquisadores de Divulgação Científica

A pesquisadora Carla da Silva Almeida, docente do Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da COC e do Museu da Vida Fiocruz, foi contemplada no Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj. Ela apresentou o projeto “A interface ciência-teatro no contexto da divulgação científica fluminense: da produção à recepção”. 

Os programas Cientista do Nosso Estado (CNE) e Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) são destinados a apoiar projetos coordenados por pesquisadores de reconhecida liderança em sua área, com vínculo empregatício em instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro.  

Dois outros pesquisadores da COC foram contemplados pelo Programa de Apoio a Museus e Centros de Ciência e Tecnologia e a Espaços Científico-Culturais, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), fundação pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. 

Coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia (INCT-CPCT), com sede na COC/Fiocruz, Luisa Massarani, e o coordenador do curso de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência, Luís Amorim, tiveram seus projetos aprovados na área de pesquisas sobre divulgação de ciência em espaços científico-culturais. Luisa também foi contemplada em chamada do CNPq no Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Humanidades, que visa apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas grandes áreas de ciências humanas, ciências sociais aplicadas e linguística, letras e artes.

Outra agraciada da COC é a pesquisadora Marina Ramalho e Silva, coordenadora-adjunta e docente do Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ela teve seu projeto aprovado no edital da vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação para apoio à realização de cursos de curta duração com abrangência internacional.