Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Peça convida a uma aventura pelo castelo da Fiocruz

08 maio/2013

Dois integrantes da peça Uma Aventura no Castelo
Um anfitrião vindo do início do século 20 vai guiar o público em
uma visita pelo Castelo Mourisco. Foto: Peter Ilicciev.

Personagens de contos de fada adentram mais uma vez o Castelo Mourisco, mais conhecido como Castelo da Fiocruz, para narrar, em uma divertida aventura, episódios da história da ciência. O Museu da Vida traz de volta até o dia 20 de julho a peça Uma Aventura no Castelo, que esteve em cartaz de outubro a dezembro de 2012.

 

No espetáculo, o público é recepcionado por um anfitrião do passado, vindo do início do século 20. Ao entrar no castelo, ele se encontra com dois jovens, que, curiosos com a aparição de uma charge em um jornal, buscam informações para entender o cenário em que ela foi produzida. Na imagem, o sanitarista Oswaldo Cruz aparece desenhado sob o corpo de um mosquito.

 

Ao investigar as origens da imagem, eles também desvendam a verdadeira identidade do enigmático personagem que os acompanha na visita ao castelo. A peça ainda tem espaço para um romance e um duelo moderno, no qual, em vez do mais forte, vence o mais sábio. Dirigido por Wanda Hamilton, o espetáculo foi inspirado no texto Um Turista no Castelo, escrito por Antonio Carlos Soares.

 

Quem ainda não conhece o castelo terá a oportunidade não apenas de admirar sua arquitetura, mas também de conhecer os percalços envolvidos em sua edificação e imergir no contexto histórico de sua criação. Importantes cientistas brasileiros, como Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, fizeram parte desta história e aparecem na peça de forma bem humorada e envolvidos em curiosidades históricas.

 

Veja o cartaz da nova temporada do espetáculo e confira uma galeria de fotos da peça.

 

Uma aventura no Castelo
Atividade gratuita
De 8 de maio a 20 de julho de 2013

Local: Castelo Mourisco – Fiocruz (Av. Brasil, 4365 – Manguinhos – Rio de Janeiro)
Horários: de terça a sexta, às 11h e às 13h30; aos sábados às 11h (retirada de senha a partir das 10h). Visitação livre.
Faixa etária: para todas as idades
Mais informações e agendamento: (21) 2590-6747 e recepcao@coc.fiocruz.br