Museu da Vida Fiocruz tem novo espetáculo teatral, a partir de 15 de agosto. Quem é todo mundo? traz uma proposta inovadora voltada para a acessibilidade. Com classificação indicativa livre, a peça fica em cartaz até dezembro, na Tenda da Ciência Virgínia Schall, no campus da Fiocruz em Manguinhos (RJ). Conta com recursos de tecnologia assistiva, como audiodescrição e Língua Brasileira de Sinais (Libras) incorporada à própria encenação, além de outras soluções cênicas que permitirão o pleno acesso para pessoas com deficiência (PCDs). Todas as sessões são gratuitas.
Escrita pela dramaturga Cecilia Ripoll, “Quem é todo mundo?” é uma fábula divertida e reflexiva sobre inclusão social e diversidade. A trama gira em torno da preparação de uma festa chamada “O Dia Mundial do Mundo”, onde diferentes mundos são convidados: o Mundo das Letras, o Mundo da Música, e o Mundo das Formas e Consistências.
“Esse projeto acontece dentro de um contexto de formação de público. A gente muitas vezes pensa políticas públicas em relação ao público adulto. Mas é muito interessante pensar sobre esse tema voltado para a infância, pois eles são o nosso futuro público adulto. A ideia de tratar este assunto desde os primeiros momentos da vida faz a discussão evoluir e o preconceito se dissipar através da relação com a arte e a cultura” – afirma Cecilia Ripoll.
A peça Quem é todo mundo? faz parte do projeto Plano Bianual do Museu da Vida Fiocruz 2024-2025, aprovado pela Lei Rouanet, com a gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz, apoio institucional da Fiotec e patrocínio da Merck, Abbott e White Martins. A realização é do Museu da Vida Fiocruz, da Fundação Oswaldo Cruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal. As informações completas sobre o espetáculo estão no site do Museu da Vida Fiocruz.
Serviço
Espetáculo: Quem é todo mundo?
Data: 15 de agosto a 12 de dezembro
Local: Tenda da Ciência Virgínia Schall do Museu da Vida Fiocruz