Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Museu Itinerante da Fiocruz revela universo da ciência e do conhecimento em cidade do Espírito Santo

16 ago/2011

Exposição, jogos, equipamentos interativos, oficinas, vídeos e palestras são algumas das atividades levadas nos próximos dias 18, 19 e 20 de agosto pelo projeto Ciência Móvel ao município de Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo. Na cidade, vivem cerca de 20 mil pessoas, das quais 5 mil são alunos das redes municipal, estadual e federal de ensino. O caminhão da ciência é uma proposta do Museu da Vida que visa contribuir para a inclusão social das populações, bem como para a melhoria do ensino de ciências na região Sudeste. O evento pode ser conferido no Centro de Eventos Padre Cleto Caleman, o Polentão, principal pavilhão da cidade. O projeto coordenado pelo Museu da Vida existe desde 2006, período em que atendeu um público estimado em mais de 350 mil pessoas.

 

O caminhão da ciência leva módulos e atrações como a Exposição Dengue, o Girotech – uma das sensações entre crianças, jovens e adultos -, que consiste em três anéis que giram livremente em todas as direções e simula exercícios feitos pelos astronautas da Nasa. Também estão garantidas as atrações: Pilha Humana, a Bicicleta Geradora, Casa Maquete, Mini-usina, Ilusões de Ótica, Microscopia, Painel Solar, Espelhos Sonoros, Tubos Musicais e Modelos 3D.

 

 

pilha_humana_vinicius_marinhoPara a secretária de Educação e Cultura de Venda Nova do Imigrante, a visita do projeto serve para “aguçar a curiosidade dos estudantes, que, hoje, têm outra visão e mais acesso à informação”. Maria Cristina Paste Perim acredita que as atividades oferecidas pelo caminhão da ciência também “despertam mais interesse dos alunos, causando impacto nos jovens”.

 

O projeto Ciência Móvel é coordenado pelo Museu da Vida, departamento da Casa de Oswaldo Cruz – unidade técnico-científica da Fiocruz – e conta com parceria da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e patrocínio da sanofi-aventis.

 

No módulo Tubos Sonoros, os visitantes
aprendem como os sons se foram
no aparelho auditivo humano.
Foto: Vinícius Marinho

 

Serviço

Dia 18/8/11: 9h30 às 12h – 13h30 às 17h – 18h às 20h

Dia 19/8/11: 8h30 às 12h – 13h30 às 17h

Dia 20/8/11: 8h30 às 12h

Local do evento: Centro de Eventos Padre Cleto Caleman