Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Live discute distintas abordagens sobre patrimônio cultural em 22/10

19 out/2020

O mestrado profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, coordenado pela Casa de Oswaldo Cruz (COC)/Fiocruz, promove a live ‘Distintas abordagens sobre o patrimônio cultural’. A transmissão ao vivo será pela página da COC no Facebook, em 22 de outubro, às 14h. As convidadas são ex-alunas do mestrado, a bibliotecária Rosângela Coutinho, da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a museóloga Yasmine Martins Barbosa, do Museu do Ceará (Secretaria de Cultura do Estado do Ceará). A live terá mediação da historiadora e pesquisadora da COC, Ana Luce Girão.

A transmissão ao vivo é uma iniciativa do mestrado em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, que está com inscrições abertas para 2021 até 19 de novembro. O evento faz parte da série ‘Conexão #emCasa’, que tem como objetivo promover palestras, debates e discussões on-line, diante da restrição a atividades presenciais impostas pela pandemia de Covid-19.

Rosângela Coutinho é membro do comitê de obras raras e coleções especiais da UFRJ e responsável pela coleção especial professor Celso Cunha. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão, ela é mestre em conservação e preservação do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde pela COC/Fiocruz e cursa doutorado no programa de Pós-Graduação de Letras Neolatinas da UFRJ. Rosângela também faz parte dos grupos de pesquisa Laboratório de Estudos Filológicos (LabFil) da UFRJ e Acervos e Memória da Ciência e da Tecnologia em Saúde, da Fiocruz, além de integrar a Rede de Bibliotecas de Artes do Rio de Janeiro (Redarte).

Formada em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Yasmine Martins Barbosa é museóloga do Museu do Ceará (Secretaria de Cultura do Estado do Ceará), mestra em Gestão e Preservação do Patrimônio cultural das Ciências e da Saúde pela COC/ Fiocruz. Mediadora do evento, Ana Luce Girão é doutora em História das Ciências e da Saúde, pesquisadora e professora do mestrado da COC.