Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Livro discute divulgação científica sob perspectiva global

14 set/2020

A área da divulgação científica acaba de ganhar um livro de fôlego, com um panorama mundial do campo. Com 40 capítulos escritos por 108 autores de 39 países, Communicating Science: A Global Perspective tem entre seus editores a pesquisadora Luisa Massarani, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), ao lado de Toss Gascoigne, Bernard Schiele, Joan Leach, Michelle Riedlinger, Bruce V. Lewenstein e Peter Broks. 

Lançado em 15 de setembro, o livro está disponível para download gratuito na página da Australian National University Press. A publicação é uma das poucas a documentar o surgimento da divulgação científica internacional moderna, explica Luisa Massarani. “Até onde sabemos, o único livro que traz uma proposta similar – mas de menor fôlego – foi produzido na década de 1990, editado por Bernard Schiele, uma obra mais do que necessária [para o campo]”, diz. 

Luisa também assina um dos capítulos da obra, intitulado Brazil: History, significant breakthroughs and present challenges in science communication, escrito em coautoria com o também pesquisador e professor Ildeu de Castro Moreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ambos são professores do mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz.

Pesquisador do Centro de Conscientização Pública da Ciência daUniversidade Nacional Australiana (ANU, na sigla em inglês), o pesquisador Toss Gascoigne ressalta a relevância do livro em tempos de Covid-19 e mudanças climáticas. “A ciência precisa se envolver com as pessoas, ouvir suas preocupações, levar em conta seus pontos de vista, explicar ideias”, diz, acrescentando que “ceticismo, superstição e interesses comerciais cínicos representam ameaças significativas ao progresso mundial”.