O lançamento do segundo livro de 2011 da coleção “História e Patrimônio da Saúde” acontecerá nesta quarta-feira, dia 31 de agosto, em Belo Horizonte. Organizado por Rita de Cássia Marques, Anny Jackeline Torres Silveira e Betânia Gonçalves Figueiredo, o livro “História da Saúde em Minas Gerais: instituições e patrimônio arquitetônico (1808-1958)” vem acompanhado de um CD que inclui informações históricas e arquitetônicas sobre as instituições descritas no projeto Rede Brasil: Inventário Nacional do Patrimônio Cultural da Saúde em Minas Gerais.
Os artigos que compõem a publicação oferecem a oportunidade de uma análise mais ampliada sobre o contexto do surgimento, da implantação e da consolidação das instituições de saúde em Minas Gerais. A obra convida o leitor a conhecer a construção dessa história, concentrando-se em três cidades mineiras: Ouro Preto, Mariana e Belo Horizonte. Por meio de textos, verbetes e imagens, os autores apresentam uma cartografia não exaustiva das instituições que, por diferentes maneiras e em distintos períodos, estiveram vinculadas à saúde.
Lançamento:
Data: 31 de agosto
Horário: 19 às 22 horas
Local: Saraiva MegaStore – Shopping Diamond Mall – Piso BG – Loja: 16 a 21
Belo Horizonte – MG
Saiba mais sobre a Coleção ‘História e Patrimônio da Saúde’ e a Rede Brasil
Disseminar o conhecimento e imortalizar as construções. Estes são alguns dos objetivos da coleção ‘História e Patrimônio da Saúde’. Criada pela Fiocruz, por meio da Casa de Oswaldo Cruz (COC), com outras instituições nacionais e internacionais e apoiado pela Pfizer, cada livro traz o resultado do levantamento realizado nas respectivas regiões a que a obra se refere. O conteúdo é dirigido a médicos e demais profissionais da saúde, pesquisadores nacionais e internacionais, gestores hospitalares, universidades, institutos de pesquisa, entre outros.
A coleção integra o projeto ‘Rede Brasil do Patrimônio Cultural da Saúde’, que reúne instituições e pesquisadores com o objetivo de realizar um levantamento do patrimônio arquitetônico-histórico de hospitais e outras instituições de assistência médica, assim como dos institutos de pesquisa científica criados no início do século 20. Todos os acervos identificados, incluindo aqueles documentais arquivísticos, bibliográficos ou museológicos que pertençam a estas instituições ou estejam sob sua guarda serão disponibilizados por meio da Biblioteca Virtual História e Patrimônio Cultural da Saúde (BVS HPCS), integrando esforços para a criação de instrumentos padronizados que contribuam para a formulação de políticas de identificação, recuperação, conservação e valorização do patrimônio cultural da saúde.
Próximos Lançamentos:
Salvador (BA) foi a primeira capital a lançar uma edição da coleção em 2011. Belo Horizonte dá continuidade aos lançamentos do ano, que contará ainda as edições de Florianópolis (SC), no dia 15 de setembro, e São Paulo (SP), em 20 de outubro. Em data ainda a ser divulgada, a coordenação da Rede Brasil fará um lançamento coletivo no Rio de Janeiro com todos os novos números de 2011. Já em 2012, serão lançados novos quatro números, todos com o apoio da Pfizer.