Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

“Isto é normal para mim. Todo dia, em casa, só como isso:” Raça e identidade na diplomacia brasileira na África, 1960-1975

12 ago/2011

 

Com o objetivo de perceber os significados atribuídos à proximidade cultural entre a África e o Brasil dentro de um contexto de apoio brasileiro ao colonialismo português, o brasilianista Jerry Dávila analisa, no próximo Encontro às Quintas, a experiência do chanceler Mário Gibson Barboza em sua viagem a África Ocidental em 1972. Neste contexto, a política diplomática do Brasil na África é marcada pela pressão criada pela identificação étnica com Portugal, que resultou em apoio, por parte do governo militar, ao esforço de guerra sustentado por Portugal em sua vasta expansão colonial durante os quinze anos que culminaram, em 1975, na independência de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde. Por outro lado, Dávila aponta o uso político do imaginário de uma conexão próxima entre o Brasil e os países da África ocidental para reverter os crescentes custos gerados por esse apoio a Portugal.

 

 

Baseado na leitura de documentação diplomática brasileira e portuguesa, entrevistas com diplomatas e pesquisa em jornais de países africanos, o próximo palestrante do Encontro às Quintas interpreta que a forma pela qual os diplomatas brasileiros entendiam os desafios da descolonização portuguesa, bem como as oportunidades que poderiam ser desenvolvidas nas relações com países africanos, inspirava-se na leitura de Gilberto Freyre da formação brasileira, marcada pela ação portuguesa sobre as populações africanas.

 

 

Jerry Dávila possui doutorado em História pela Brown University (1998). Atualmente é professor associado da University of North Carolina at Charlotte e Secretário Executivo da Conference on Latin American History (CLAH). Seu livro Diploma of Whiteness: Race and Social Policy in Brazil, 1917-1945, publicado nos Estados Unidos em 2003, ganhou versão em português em 2006. Agora lança pela Editora Paz & Terra o livro Hotel Trópico: Brasil e o desafio da descolonização africana.

 

Coordenação do Encontro às Quintas: Robert Wegner

Data: 18 de agosto de 2011

Horário: 10 horas

Local: sala de cursos da Casa de Rui Barbosa | Rua São Clemente, 134 – Botafogo, RJ

Mais informações: (21) 3882-9095 e historiasaude@coc.fiocruz.br