A saúde de escravos e ex-escravos no Brasil é o tema de um número especial de História, Ciências, Saúde – Manguinhos, em que especialistas voltam-se para o contexto da saúde no período da escravidão e veiculam resultados de seus estudos, participando desse campo de discussões que começa a se fortalecer entre os profissionais da Casa de Oswaldo Cruz.
As pesquisas sobre a saúde de escravos e ex-escravos compreendem diferentes objetos, como a circulação de doenças, o tráfico e suas relações com a mortalidade e morbidade, os discursos médicos, as artes de curar e a assistência médica em zonas urbanas e nas senzalas e plantações, bem como a alimentação, os manuais médicos e a escravidão, a amamentação e o parto entre escravos.
Os editores da revista publicada pela Casa de Oswaldo Cruz a cada três meses aguardam até julho de 2011 os autores que queiram submeter à publicação, artigos originais ou outras colaborações para as seções “Imagens”, “Fontes”, “Depoimentos”, “Livros & redes” deste número temático.
Classificada como A1, na área de história no Sistema Qualis/Capes, que avalia cursos de pós-graduação e revistas científicas, é indexada em bases de dados no Brasil e no exterior.
Com versões impressa e eletrônica no portal SciELO (www.scielo.br/hcsm) e em www.coc.fiocruz.br/hscience, veicula textos inéditos em português, inglês e espanhol, uma vez aprovados pelo Conselho Editorial e pareceristas.
Verifique na versão digital da revista as normas aos colaboradores. Os originais devem ser encaminhados à secretaria da revista, via e-mail (hscience@coc.fiocruz.br) pelo modo anexado.