Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Fundo Cláudio Amaral é aberto à consulta

01 fev/2011

Doadoem 2001 à Casa de Oswaldo Cruz, o fundo Cláudio Amaral, organizado entre maio e outubro de 2010, está aberto à consulta. Com 14 metros de documentos textuais e farta iconografia composta por mais de 1.600 itens entre fotografias, slides e cartazes situados entre 1942 e 2001, o inventário deste conjunto documental está disponível na base Arch .

Cláudio Amaral é médico sanitarista e atuou como gestor de políticas públicas de saúde no Brasil, das quais destaca-se a campanha de vacinação contra a varíola, realizada entre 1960 e 1970, doença cuja erradicação em território nacional completou 30 anos em 2010.

 

fundo_amaral

Cláudio Amaral entre representantes da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte, 1971. Acervo Casa de Oswaldo Cruz.

 

 

Mais sobre Cláudio Amaral
Formou-se em medicina pela UFF em 1967, onde também atuou como militante estudantil pelo movimento Ação Popular. Neste ano transferiu-se para o Maranhão e trabalhou na estruturação dos serviços de saúde do estado e na Campanha de Erradicação da Varíola (CEV). Em 1969 ingressou na Fundação Serviços de Saúde Pública (FSESP) e um ano depois passou a coordenar a CEV nos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro e Paraná. De 1973 a 1976 atuou na Índia como consultor em doenças transmissíveis da OMS e de 1976 a 1980 acompanhou na Etiópia os últimos casos de varíola. Retornou ao Brasil em 1981, como diretor do Departamento de Epidemiologia da FSESP exercendo atividades de coordenação de campanhas de vacinação contra poliomielite, sarampo e tuberculose. Em 1983 dirigiu o Departamento de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria de Saúde, durante a gestão de Leonel Brizola no governo do estado do Rio de Janeiro. Em 1988 trabalhou na Secretaria Nacional de Ações Básicas de Saúde, como assessor do ministro da Saúde Waldir Arcoverde para o Programa Nacional de Imunizações. Com a experiência adquirida com a varíola, colaborou junto à OPAS, no projeto para a erradicação da poliomielite no Brasil.