Os antecedentes, os principais debates e os impactos da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992, mais conhecida como Eco-92, serão tema de seminário na Fundação Oswaldo Cruz em 17 de novembro. Confira abaixo a programação.
Organizado pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e pela Vice-Presidência de Atenção, Ambiente e Promoção da Saúde da Fiocruz (VPAAPS), o evento O que aprendemos com a Eco-92? será realizado presencialmente no Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), em Manguinhos (RJ), a partir das 8h30, com transmissão ao vivo será pelo YouTube da COC.
Com a conferência de abertura do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) José Augusto Pádua, referência do campo da história ambiental na América Latina, o seminário debaterá o balanço da história dos projetos globais de desenvolvimento sustentável e suas consequências 30 anos depois do encontro.
O evento discutirá ainda a emergência da questão ambiental nos anos 1970, com destaque para a publicação do Relatório do Clube de Roma e da Conferência sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, ambos em 1972. Esses episódios completam 50 anos da sua realização em 2022 e procuravam, então, estabelecer quais deveriam ser as prioridades planetárias para os anos seguintes – o desenvolvimento econômico ou meio ambiente.
O seminário também contextualizará a realização do encontro no Brasil, que buscava, com o fim da ditadura civil-militar, anular a sua reputação de maior vilão ambiental do planeta. Destacará ainda a importante participação da Fiocruz e de seus pesquisadores no encontro de 1992.
A organização geral do encontro é de Dominichi Miranda de Sá (COC), Hermano Castro e Patrícia Canto (VPAAPS).
O que aprendemos com a Eco-92?
8h30
Mesa de abertura
Nísia Trindade Lima – Presidente da Fiocruz
Patrícia Canto – VPAAPS
Marcos José Pinheiro – Diretor da COC
9h
Conferência: A Eco-92 na construção de uma governança ambiental global
Conferencista: José Augusto Pádua (UFRJ)
Mediação: Lorelai Kury (COC/Fiocruz)
10h30 – 12h
Mesa redonda: A Fiocruz na Eco-92
Mesa, em formato de entrevista e com mediação do Canal Saúde (Márcia Correa e Castro), com profissionais da Fiocruz que organizaram a participação no evento e a constituição da área de saúde e ambiente na instituição.
Fernando Ávila Pires, Guilherme Franco Netto, Hermano Castro, Marco Menezes, Paulo Gadelha e Valcler Rangel
Depoimentos: Paulo Buss e Maria do Carmo Leal
14h -16h
Mesa redonda: 30 anos depois da Eco-92: mudanças climáticas e futuro do planeta
Mediação: Hermano Castro (VPAAPS)
Elenita Malta (Universidade Federal de Rondonópolis)
Eduardo Viola (FGV)
Ulisses Confalonieri (Fiocruz)