Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Fiocruz aprova projetos na Faperj que celebram os 450 anos do Rio de Janeiro

08 dez/2014

Feira na Rocinha
Projeto “A favela e a imagem do Rio de Janeiro: a contribuição da pesquisa de Anthony e Elizabeth Leeds nos anos 60 do século XX” foi
um dos aprovados em edital da Faperj. A iniciativa fará parte da comemoração dos 450 anos do Rio de Janeiro. Foto: Acervo COC.

A Fiocruz teve dois projetos contemplados em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Foram apresentados por Nísia Trindade Lima, vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz, e Kaori Kodama, historiadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC). Os projetos farão parte das celebrações dos 450 anos do Rio de Janeiro, cuja data de comemoração será em 1º de março de 2015.

Ao todo 15 instituições de ensino e pesquisa terão trabalhos voltados às comemorações da data, incluindo 49 livros e DVDs, que vão destacar, no campo da ciência e tecnologia, o aniversário da cidade. A maior parte dos projetos foi apresentada pela UFRJ, que teve 12 aprovados; seguida pela Uerj, com nove; e UFF, com sete. Kaori Kodama apresentou ao Programa da Faperj o projeto “O Corcovado conta histórias: nascimento e crescimento do bairro de Botafogo”.

Nísia, que também é pesquisadora da COC, propôs “A favela e a imagem do Rio de Janeiro: a contribuição da pesquisa de Anthony e Elizabeth Leeds nos anos 60 do século XX”. Recentemente, 770 imagens do acervo pessoal do antropólogo norte-americano foram doadas à Fiocruz. Pioneiro no campo da sociologia e da antropologia urbana no Brasil, Anthony Leeds registrou na década de 1960 uma série de imagens de favelas e bairros populares do Rio e de outras cidades brasileiras, como Curitiba, Salvador e Porto Alegre, além de países da América Latina, entre os quais Venezuela e Colômbia.

Um comitê especial de julgamento, designado pela Faperj, avaliou as propostas. O grupo analisou os projetos quanto ao mérito técnico-científico, inovação, originalidade e definição dos objetivos e qualificação do proponente em relação às atividades previstas para a execução do projeto; a contribuição do material a ser produzido, como instrumento de apoio às atividades para a celebração dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, entre outros critérios.

Com o edital da Faperj, é possível custear as despesas de capital, como a aquisição de materiais permanentes e equipamentos, bem como gasto de custeio, entre os quais serviços de terceiros com caráter eventual, incluindo a manutenção de equipamentos e de material permanente, a realização de reparos e adaptações de bens imóveis e a publicação dos livros e DVDs financiados. Também contempla diárias e passagens, desde que compreendam despesas necessárias para o desenvolvimento do projeto; e material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos.