O mês de março chegou e trouxe ao Museu da Vida uma programação repleta de atividades. A mostra Elementar – a química que faz o mundo, em cartaz no Castelo da Fiocruz, oferece a chance de desvendar os segredos da química de forma lúdica. Aberta para públicos de todas as idades, a exposição é uma chance de pensar como essa ciência tem impacto em nossas vidas e está presente em cada canto do nosso dia a dia. Em uma grande tabela periódica interativa, o visitante pode conhecer as características e aplicações de cada elemento químico, enquanto, em outra seção, cerca de 30 painéis mostram que, desde os primórdios, o homem sempre fez química, embora ela só tenha sido reconhecida como ciência no final do século 18. Essas e outras atividades você confere às terças e quintas, de 9h às 12h e de 13h30 às 16h30.
Já a mostra Biodiversidade e saúde, voltada ao público a partir de 12 anos, convida à reflexão sobre um tema bem especial. O objetivo é contribuir para que o visitante entenda a importância do patrimônio natural da biodiversidade do país. Desenvolvida pelo Museu da Vida e Farmanguinhos (Instituto de Tecnologia em Fármacos), da Fiocruz, a mostra reúne painéis e módulos interativos que apresentam a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia. O visitante pode conhecer mais sobre os seis biomas brasileiros – Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas – e refletir sobre a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. Organizada na Sala de Exposições Temporárias do Museu da Vida, Biodiversidade e saúde pode ser vista de terça a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 10h às 16h, até 21 de março.
Quem gosta de teatro não pode perder as peças Aprendiz de feiticeiro e Aventuras no castelo, que voltam nos dias 17 e 25 de março, respectivamente. Escrita por Maria Clara Machado e dirigida por Letícia Guimarães, Aprendiz de Feiticeiro, fala com humor sobre o mundo das descobertas científicas e busca levar as crianças a refletir sobre questões éticas da atualidade, como melhoramento de alimentos e pesquisa com seres humanos. Em Aventuras no Castelo, personagens de contos de fada adentram o Castelo Mourisco para narrar episódios da história da ciência que envolveram a construção do prédio. Em breve, divulgaremos os horários das apresentações.
Serviço:
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30 (mediante agendamento), e aos sábados, das 10 às 16h (visitação livre)
Endereço: Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2590-6747 | recepcaomv@coc.fiocruz.br
Entrada: Grátis