Exposição passou pelo Rio e Petrópolis (RJ). Foto: Gutemberg Brito |
A exposição O Corpo na Arte Africana tem mais um destino: a cidade de Quissamã, no norte do estado do Rio de Janeiro. Cerca de 140 obras produzidas por 50 etnias estão expostas no Museu Casa Quissamã até 31 de agosto. A entrada é gratuita e a visitação acontece de quarta a domingo, das 10h às 17h.
A exposição valoriza o corpo humano na cultura e na arte africanas e tem, como pano de fundo, a relação entre arte, ciência e saúde. A mostra reúne peças trazidas por pesquisadores da Fiocruz em missão no continente africano e está dividida em cinco módulos: “Corpo individual & Corpos múltiplos”; “Sexualidade & Maternidade”; “A modificação e a decoração do corpo”; “O corpo na decoração dos objetos”; e “Máscaras como manifestação cultural”.
Os visitantes podem participar ainda das atividades lúdicas e educativas “Tesouros da África”, que abordam a diversidade e identidade nas culturas africanas e sua influência nas culturas ocidentais. A atividade provoca ainda reflexões sobre aspectos culturais, sociais e históricos que permeiam a exposição.
Esta é a terceira parada da exposição realizada pelo Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz) e pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), após período em cartaz no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio, entre os meses de setembro de 2012 e janeiro de 2013, e também em Petrópolis (RJ).
Confira as versões virtuais da exposição, em português e em inglês.
O Corpo na Arte Africana
Exposição gratuita
Até 31 de agosto
Horário: de quarta-feira a domingo, das 10h às 17h
Local: Museu Casa Quissamã
Endereço: Rua Conde de Araruama 425 – Centro, Quissamã
Mais informações pelo telefone (22) 2768-1332 ou pelo e-mail fcultura.quissama@gmail.com