Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Entre a subjetividade e o corpóreo: diálogos psicofarmacológicos

03 maio/2013

O projeto de pesquisa Entre a subjetividade e o corpóreo: diálogos psicofarmacológicos será o tema da apresentação da socióloga Tatiana Rotondaro no Encontro às Quintas do dia 9 de maio, às 10h. A participação da professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) no evento foi antecipada em duas semanas. Ela vai abordar questões metodológias e teóricas que nortearam os estudos realizados e discutirá o conceito de “self neuroquímico”, do sociólogo e historiador Nikolas Rose.

Leia mais:
Confira a programação completa do Encontro às Quintas no primeiro semestre de 2013
“A sociedade ainda não descobriu os cientistas sociais”, diz Werneck Vianna no Encontro às Quintas

O termo se refere à emergência de uma noção de individualidade guiada pelo entendimento de que o indivíduo pode ser decomposto e codificado em uma linguagem informacional. Tal linguagem estaria a serviço da biomedicina contemporânea, centrada na noção de gene, que revela a leitura mais precisa sobre os aspectos físicos e cognitivos do sujeito, que, se estudado corretamente, poderia fornecer pistas sobre as propensões de conduta desse humano.

Conforme a pesquisadora expressou na descrição do projeto, “salta aos olhos a inspiração mecanicista nessa forma de coisificar o humano como se este fosse um simples objeto material de estudo a ser manipulado e estudado”. Ela aponta que esse discurso está presente em grande escala na fala dos cientistas envolvidos direta ou indiretamente com pesquisas relacionadas aos desdobramentos do Projeto Genoma Humano.

Em sua apresentação, Tatiana Rotondaro falará sobre a análise dos resultados de entrevistas obtidas com pacientes de doenças associadas ao perfil genético – como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) – que fazem uso de medicamentos e, ao mesmo tempo, têm acompanhamento psicanalítico. A pesquisadora abordará o processo de investigação, especialmente o fato de que muitos pacientes entrevistados mostram disponibilidade para dialogar apenas pela rede virtual.

A socióloga desenvolve pesquisas sobre as metamorfoses sociais impulsionadas pelas novas tecnologias –  com especial ênfase nas biotecnologias – e suas implicações para a compreensão da ação dos indivíduos e suas formas de sociabilidade. Ela é mestre em Sociologia pela mesma instituição e doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), com estágio doutoral no Núcleo Egenis – Genomics for Society, na Universidade de Exeter, na Inglaterra.

Coordenação do Encontro às Quintas: Robert Wegner
Data: 9 de maio de 2013
Horário: 10 horas
Local: sala 407 do Prédio Expansão | Avenida Brasil, 4036 – Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ
Mais informações: (21) 3882-9095 e historiasaude@coc.fiocruz.br