Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Encontro às Quintas discute políticas de ciência e tecnologia durante a ditadura

24 out/2014

Uma edição especial do Encontro às Quintas vai discutir em 30 de outubro, às 10h, as experiências e iniciativas relativas à saúde e ao sistema de ciência e tecnologia instituídas durante o regime militar brasileiro. O debate dará destaque ao surgimento dos programas de pós-graduação, que se tornaram espaços privilegiados de produção de conhecimento e de formação de pesquisadores no País.

Nesse contexto, os participantes do encontro analisarão o caso de instituições como a Fiocruz, que se tornou um ator institucional relevantes na construção do sistema científico e tecnológico nacional. A atividade faz parte do ciclo de eventos Ciência e saúde – 50 anos depois do golpe, promovido pela Casa de Oswaldo Cruz. O Encontro às Quintas acontece na  sala 407 do prédio da Expansão, do campus Fiocruz em Manguinhos, no Rio ( Av, Brasil, 4036).

Participantes:

Carlos Medicis Morel – Médico pela UFPE e doutor em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho/UFRJ. Foi presidente (1992-1997) da Fiocruz, e atualmente coordena a implantação do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) no campus Manguinhos. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Entre suas inúmeras publicações destacam-se o livro Genes and Antigens of Parasites – A Laboratory Manual, e o artigo Doenças negligenciadas, novo perfil epidemiológico e desenvolvimento no Brasil.

Reinaldo Guimarães – Médico formado pela UFRJ, Reinaldo Guimarães é mestre em Saúde Coletiva pela Uerj. Desde 1985, trabalha em planejamento, gestão e políticas de ciência e tecnologia e de saúde. Atualmente é 2º vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina). É autor do livro Avaliação e Fomento de C&T no Brasil: Propostas para os Anos 90 e de uma série de artigos como O futuro da pós-graduação. Avaliando a avaliação.

Rodrigo Patto Sá Motta – Graduado e mestre em História pela UFMG (1993), doutor em História Econômica pela USP, é professor associado do Departamento de História da UFMG. Atualmente integra a Comissão de Altos Estudos do Centro de Referência Memórias Reveladas/Arquivo Nacional e é presidente da Associação Nacional de História (Anpuh-Brasil). Autor de artigos como A Ditadura nas representações verbais e visuais da grande imprensa (1964-69), e do livro As universidades e o regime militar. Cultura política brasileira e modernização autoritária, lançado este ano.