Pesquisas recentes têm revelado que o nível de organização da sociedade civil brasileira a partir do final do século 19 foi bem maior do que até então os estudos indicavam. Inúmeras associações de diversos tipos foram criadas e consolidadas, especialmente nas cidades de maior densidade populacional. A exposição da pesquisadora Claudia Viscardi tem como objetivo discutir o associativismo urbano no Brasil neste contexto, especialmente no que se refere às associações mutualistas.
A professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora pretende apresentar resultados de pesquisa que discutem as origens dessas associações mutualistas que reunia operários, suas trajetórias, objetivos, culturas compartilhadas e o progressivo esvaziamento a partir da década de 1940. A vasta historiografia já produzida sobre o tema no Brasil e fora dele também será objeto de análise.
Bolsista de produtividade do CNPq e do Programa do Pesquisador Mineiro (Fapemig), Claudia Viscardi foi professora visitante na Manchester Metropolitan University, no Reino Unido (2007-2008). Atualmente é pesquisadora visitante na Casa de Rui Barbosa e editora-chefe da Locus, Revista de História.
EQ – Experiências mutualistas no Brasil
Dia: 10 de maio (quinta-feira)
Horário: 10h
Local: sala 407 do Prédio de Extensão do Campus de Manguinhos
Av. Brasil: 4.036
Confira a programação do Encontro às Quintas – 1º semestre de 2012