Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Encontro às Quintas aborda os lugares do vinho no imaginário social

03 set/2010

O sagrado, a sociabilidade e a saúde do vinho é o tema da palestra de Jean Pierre Goubert (EHESS, Paris) no próximo Encontro às Quintas. O evento, coordenado por Marcos Chor Maio (COC/Fiocruz), será realizado no dia 09 de setembro, às 10h, na sala 407 do Prédio da Expansão da Fiocruz.

“Carne de ontem, peixe de hoje, vinho do outro verão fazem o homem são”. Esta é uma das máximas da sabedoria popular, pertencente ao universo das representações sociais sobre o vinho. Presença obrigatória nas refeições em diversas culturas, o vinho é ainda prática terapêutica para “refazer o sangue”. Trata-se de experiência milenar que só adquiriu verniz científico com Pasteur no século XIX, ao investigar as qualidades terapêuticas da fermentação.

Considerado divino, salutar, cordial, o vinho, como o ser humano, nas palavras do  historiador Jean-Pierre Goubert, “compõe-se de três camadas simbólicas: a sagrada, a do saber e a sócio-econômica. E ainda por seu efeito de espelho, nos remete a nós mesmos e aos nossos sonhos, luminosos ou sombrios: ele é um dos meios do nosso imaginário social”.

São por esses caminhos que o pesquisador da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, Paris) nos conduzirá em sua palestra no Encontro às Quintas.  Goubert é autor de diversos livros, entre os quais: Initiation à une nouvelle histoire de la médecine (1998); L’eau, puissance civilisatrice (2002); Une histoire de l’hygiène. Eau et salubrité dans la France contemporaine (2008); Le vin et les rêves (2010).

 

Data: 09 de setembro de 2010
Horário: 10 horas
Local: sala 407 do Prédio Expansão | Avenida Brasil, 4036 – Manguinhos, Rio de Janeiro
Mais informações: (21) 3882-9095 e historiasaude@coc.fiocruz.br