O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

“Doença de Chagas no Brasil” é o título do artigo na revista de divulgação inglesa

06 ago/2010

A história da descoberta da doença de Chagas em 1909 pelo jovem médico e pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz Carlos Chagas é o tema de artigo de capa da revista inglesa de divulgação científica Wellcome History. O trabalho é de Simone Kropf, pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz.

Em inglês sintético e claro, a autora explica que a doença é causada pelo protozoário chamado Trypanosoma cruzi (em homagem a Oswaldo Cruz), e é transmitida pelo barbeiro — um inseto que suga sangue humano. O barbeiro é encontrado nas paredes de casas de pau a pique, muito comuns na área rural brasileira, como a da cidadezinha de Lassance, Minas Gerais, em que Carlos Chagas descobriu a doença e fez o mapeamento do seu ciclo.

Naquele período, o pesquisador insistia na necessidade de direcionar recursos e todo um trabalho de saneamento no interior do país, esforço que visava o combate às doenças e à miséria que vitimavam as populações, até então inteiramente desassistidas pelos poderes públicos.

Você pode navegar pela versão eletrônica da revista gratuitamente, que disponibiliza os textos completos gratuitamente.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.