Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
imagem de Dissertação e tese da COC são contempladas no Prêmio SBHC 2024 

Dissertação e tese da COC são contempladas no Prêmio SBHC 2024 

19 ago/2024

Aluno do mestrado profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (PPGPAT) da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Lucas Cuba Martins recebeu o prêmio de melhor dissertação de mestrado em História das Ciências 2024 da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC). Intitulada Fotografias de peças anatômicas do Museu da Patologia no arquivo do Instituto Oswaldo Cruz: um estudo sobre contexto de produção de fotografias em atividades científicas, a dissertação teve a orientação da professora e pesquisadora Aline Lopes de Lacerda (COC/Fiocruz). O certificado foi entregue pelo presidente da SBHC, Rogério Monteiro de Siqueira. 

O trabalho de Lucas Cuba Martins apresenta um estudo sobre a produção e a utilização de fotografias em atividades científicas, com ênfase nas imagens de anatomia patológica produzidas pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) entre os anos de 1900 e 1960, integrantes do arquivo do IOC, sob a guarda da COC. De acordo com a avaliação da SBHC, “a dissertação tem potencial para se tornar uma obra de referência nesse específico assunto, graças ao levantamento documental e ao tratamento a ele dispensado.” Confira aqui a dissertação. 

No mesmo evento, o aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da COC Leonardo de Bem Lignani recebeu menção honrosa para tese em História Ambiental com o trabalho A ciência entre o uso seguro e a proibição dos agrotóxicos: toxicologia, políticas de saúde internacional e regulamentação agrícola na trajetória de Waldemar Ferreira de Almeida (Brasil, 1937-1985). Veja aqui na íntegra. 

Sob a orientação da professora e pesquisadora Dominichi Miranda de Sá (COC/Fiocruz), a tese aborda as contribuições de Waldemar Ferreira de Almeida nos processos de implementação de marcos regulatórios para os agrotóxicos e da institucionalização da toxicologia no Brasil. De acordo com a SBHC, “o tema apresenta originalidade, principalmente porque o autor propõe uma leitura ampliada sobre a estruturação simbólica, econômica e política do uso e da presença desses produtos, bem como dos embates em torno dessa presença”. 

A cerimônia de premiação ocorreu durante o 19º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, que ocorreu entre 29 de julho e 2 de agosto de 2024, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador.