O Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, será marcado este ano pela exposição INCA: 80 anos de história na saúde pública no Brasil e o lançamento do livro Dia Mundial Sem Tabaco e Dia Nacional de Combate ao Fumo: catálogo de campanhas 1997-2017. O evento ocorrerá em Brasília, às 15h. A exposição será inaugurada no túnel que liga o prédio principal do Ministério da Saúde (MS) a seu edifício anexo e celebra as oito décadas de trabalhos do INCA em ações de controle do câncer no País.
A exposição, criada em parceria com a Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e o MS, resgata a memória histórica e iconográfica do Instituto, lembra as primeiras iniciativas do combate ao câncer no Brasil e registra a contribuição de alguns personagens fundamentais na trajetória do Instituto. São 160 metros de painéis contando a história da criação do INCA e sua evolução de um centro de tratamento do câncer, no final dos anos 1930, até se tornar referência nacional em assistência, ensino, pesquisa, prevenção e vigilância em oncologia. Do lado esquerdo, estará exposta a trajetória do Instituto, e do lado direito, seu momento atual, com a inclusão de tecnologias de ponta. A exposição ficará em cartaz no túnel até final de setembro.
Já a publicação tem como um de seus objetivos reforçar a importância das “ações nacionais de sensibilização e mobilização da população em geral, para os riscos de doenças e também os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco".