Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

De médico e médiuns: as relações entre loucura, psiquiatria e espiritismo no Brasil

16 set/2011

A partir do final do século 19 e início do século 20 foi constituída no Brasil uma forma de terapêutica e de saber sobre a loucura de orientação kardecista. De posse de um corpo conceitual próprio para explicar o fenômeno do enlouquecimento, o espiritismo kardecista se tornou o principal concorrente da psiquiatria acadêmica e de seu projeto pela hegemonia no tratamento da alienação mental. Estas questões serão debatidas no próximo Encontro às Quintas por Alexander Jabert, doutor em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz.

 

Confira o evento ao vivo (às 10h de 22/09) no site da Rede Fiocruz, área de destaques.

 

Para Jabert, um dos resultados da organização do movimento espírita no Brasil foi a criação de uma série de instituições destinadas ao tratamento espiritual de alienados. A sua pesquisa analisou os prontuários de internamento de uma dessas instituições, o Sanatório Espírita de Uberaba. Sua palestra tratará das concepções particulares sobre saúde, doença e loucura produzidas por essa doutrina e o modo pelo qual elas eram empregadas no cotidiano de uma instituição de caráter asilar.

 

Alexander Jabert é graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), tem mestrado em Políticas Públicas de Saúde pela Ensp/Fiocruz (2001) e doutorado em História das Ciências e da Saúde pela COC/Fiocruz (2008). Atua como professor adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe e, em 2009, ganhou o Prêmio Capes de melhor tese da área de História.

 

Coordenação do Encontro às Quintas: Robert Wegner
Data: 22 de setembro de 2011
Horário: 10 horas
Local: sala 407 do Prédio Expansão | Avenida Brasil, 4036 – Manguinhos, RJ
Mais informações: (21) 3882-9095 e historiasaude@coc.fiocruz.br .