O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Curso “Práticas de Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural Arquitetônico” tem inscrições abertas na Fiocruz

14 set/2016

A partir de segunda-feira (19/09) até o dia 26/09, o curso de extensão “Práticas de Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural Arquitetônico” abre inscrições para 12 vagas. As aulas serão ministradas pelos professores Daniel Moreira e Elisabete Edelvita Chaves, ambos do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) / COC. O curso gratuito –  e carga horária de 20 horas – terá início no dia 6 de outubro. Haverá aulas também nos dias 11, 13, 18 e 20 de outubro, sempre das 13h30 às 17 horas. Os candidatos devem enviar o currículo e uma carta de intenção para o e-mail: secadcoc@fiocruz.br

 

A iniciativa visa apresentar procedimentos de conservação e restauração do patrimônio cultural arquitetônico, contextualizando as diretrizes e as práticas adotadas ao longo da história, assim como a gestão da conservação. O programa abrange o método para identificação, investigação e definição de procedimentos técnicos para a prevenção, correção e proteção dos materiais e elementos construtivos. No curso, o aluno estudará temas como a análise de características formais, técnicas, estéticas, fatores de degradação e patologias, usando o Patrimônio Cultural Arquitetônico da Fiocruz como modelo.

Sobre os professores

Chefe do Departamento de Patrimônio Arquitetônico da COC, Daniel Lopes Moreira graduou-se em arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e possui mestrado em urbanismo pela UFRJ. É especialista em gestão do patrimônio cultural pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (UFPE).

Elisabete Edelvita Chaves é graduada em gravura pela Escola de Belas Artes da UFRJ e mestre em museologia e patrimônio pela Unirio. É especialista em gestão do patrimônio cultural pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (UFPE) e especialista em museologia pela Ufam. Foi responsável pelo Ateliê de Conservação e Restauro de Obras de Arte, da Coordenadoria de Patrimônio Histórico da Secretaria de Estado da Cultura do Amazonas. Na Fiocruz, atua na conservação do Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos (NAHM).

 

 

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.