Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

“Cultura da sobrevivência” e saúde pública interacional na América Latina

02 out/2013

Encontro às Quintas recebe o historiador Marcos Cueto no dia 3 de outubro, às 10h.

Professor visitante do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (COC/Fiocruz), o historiador Cueto analisará no próximo Encontro às Quintas as principais campanhas verticais desenhadas na América Latina com o objetivo de erradicar enfermidades infecciosas no âmbito rural nas décadas de 1940 e 1950. O evento acontece no dia 3 de outubro, às 10h, na sala 407 do Prédio da Expansão, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro.

Cueto, que é professor da Universidad Peruana Cayetano Heredia, propõe o conceito de “cultura da sobrevivência” e explica sua funcionalidade para Estados com políticas sociais e modernizadoras limitadas, que não permitiram o exercício pleno da cidadania. A “cultura da sobrevivência” está associada a um padrão de prática sanitária oficial que tem como características marcantes a realização de intervenções verticais, autoritárias e fragmentadas; a descontinuidade dos programas de saúde, a imposição da medicina ocidental sobre outros saberes e práticas sanitárias; o enaltecimento do hospital como o centro da atenção médica; e a separação artificial entre prevenção e tratamento em detrimento deste último.

A saúde pública como parte de uma “cultura da sobrevivência”, de acordo com o historiador, buscava ser uma solução temporal para problemas sociais que originavam as infecções e deixou um legado no pensamento e na prática oficiais da saúde na região.

Cueto é graduado em História pela Universidad Católica de Perú e mestre e doutor na mesma área pela Columbia University de Nova York. Realizou seu pós-doutorado no Programa Science, Medicine and Society do Massachusetts Institute of Technology (MIT). O historiador lecionou em diversas instituições como a Columbia University (1991) e o Instituto Venezolano de Investigaciones Científicas. Atualmente, é editor adjunto da revista História, Ciências, Saúde-Manguinhos.

Agraciado com o prêmio Henry Schumann, da U.S. History of Science Society (1987) e o Prêmio Iberoamericano da Latin American Studies Association (1998) por seus trabalhos na temática da história da medicina e da saúde, Cueto é autor de livros como Excelencia científica en la periferia: actividades científicas e investigación biomédica en el Perú, 1890-1950; Valor da Saúde: história da Organização Pan-Americana da Saúde, lançado pela Editora Fiocruz; e Cold War Deadly Fevers: Malaria eradication in Mexico, 1955-1971.

Coordenação do Encontro às Quintas: Maria Rachel Fróes da Fonseca
Data: 3 de outubro de 2013
Horário: 10 horas
Local: sala 407 do Prédio Expansão | Avenida Brasil, 4036 – Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ
Mais informações: (21) 3882-9095 e historiasaude@coc.fiocruz.br