Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Conheça a Política de Preservação e Gestão de Acervos da COC

19 abr/2013

Resultado de um ano de trabalho, a Política de Preservação e Gestão de Acervos Culturais das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC) já está disponível para consulta no portal da unidade. A iniciativa gerou um documento que visa a orientar todo o trabalho de preservação dos acervos que estão sob a guarda da COC.

 

A política contém seções com diretrizes específicas para cada uma das tipologias de acervo da unidade: arquivístico; bibliográfico; museológico; arquitetônico, urbanístico e arqueológico. São definidas, no documento, orientações sobre o financiamento das ações de preservação e apontados os setores responsáveis pela implementação da política. O texto traz ainda dois anexos, nos quais são apresentados os programas e planos para implementação das políticas e as normas gerais e específicas para as ações de preservação dos acervos.

 

O documento foi redigido com base em orientações estruturantes, entre as quais: conservação preventiva, gerenciamento de riscos, conservação integrada, preservação sustentável, pesquisa e desenvolvimento em preservação de acervos, e educação patrimonial.  “Esta política considera que as representações da memória e das identidades de um grupo devem ser preservadas e acessíveis às gerações atuais e futuras como testemunhos da ação humana que a produziu”, diz o texto.

 

O trabalho de elaboração do documento foi conduzido por um grupo de dez pessoas, instituído pela direção da COC no início de 2012. O GT Política de Preservação foi composto por integrantes dos diferentes departamentos da unidade e coordenado pela vice-direção de Informação e Patrimônio Cultural.  O texto foi avaliado por consultores externos – que emitiram pareceres – e passou por consulta interna antes de ser submetido ao Conselho Deliberativo da unidade.

 

Desde o começo, o grupo disponibilizou na seção Institucional do portal corporativo da unidade todas as atas de reunião, documentos de referência utilizados, apresentações e cronograma dos encontros para que os trabalhadores da COC pudessem acompanhar o processo. O acesso é restrito a profissionais da unidade.