Salvador recebe de 5 a 8 de maio os participantes da 13ª Conferência Internacional sobre Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (PCST 2014, na sigla em inglês), que, pela primeira vez, é promovida na América Latina. Com o tema “Divulgação da Ciência para a inclusão social e o engajamento político”, visa debater estratégias mais inclusivas, tanto nos países desenvolvidos como em nações em desenvolvimento, estimular a sociedade à conscientização pública pela ciência e tecnologia, e criar novos modelos e práticas para a comunicação e participação. Organizado pela Rede PCST por meio do Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz) e pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp), o evento acontecerá no Centro de Convenções do Hotel Pestana.
Diversos participantes já confirmaram presença. O egípcio Mohammed Yahia, editor da Nature Middle East (Egito), traça o perfil da ciência e do jornalismo científico no Oriente Médio. Ele explora formas de aplicar o jornalismo às mídias sociais, mundos virtuais e na integração destes com os meios de comunicação tradicionais. Diretor fundador do Gallery Science e professor adjunto de tecnologias criativas do Trinity College Dublin, Michael Gorman mostra sua experiência em engajamento público em ciência e tecnologia, nos Estados Unidos, Europa e na Irlanda.
Também confirmou presença o físico e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Ildeu de Castro Moreira, que dirigiu por nove anos o programa em divulgação científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em 2013, ganhou o prêmio José Reis, um dos mais importantes do país em divulgação científica e tecnológica. Na conferência, Ildeu fala de ciência e carnaval. Professor de sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Yurij Castelfranchi também participa. Ele foi pesquisador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor-Unicamp) e vice-diretor do periódico Journal of Science Communication (JCOM).
A conferência tem parceiros e apoiadores: o Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e o SciDev.Net, como meio de comunicação associado.