Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Coleção inicial do Portal SciELO Livros inclui títulos de autoria de profissionais da Casa de Oswaldo Cruz

03 abr/2012

“Se o brasileiro não vai à biblioteca, a gente leva o livro até ele”. Com essas palavras, Abel Packer, um entusiasta da difusão da comunicação científica e uma das lideranças do projeto SciELO Livros, fez o lançamento da biblioteca digital que, inicialmente, inclui mais de 50 livros do catálogo da editora Fiocruz, com acesso livre aos texto completos. A coleção inicial é de 200 títulos, doze deles de autoria de profissionais da Casa de Oswaldo Cruz.

 

O projeto conta com a participação de um consórcio de editoras que lideraram o processo de desenvolvimento em parceria com a Bireme, Opas e Fapesp: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A inauguração foi na sexta-feira, 30 de março, durante cerimônia no auditório do Instituto de Artes da Unesp, em São Paulo.

 

O Portal SciELO Livros permite a leitura dos livros de sua coleção e complementa a iniciativa anterior, liderada pelo mesmo grupo, o portal SciELO periódicos, que reúne centenas de títulos de países das Américas, da Europa e África de língua portuguesa. Abel diz acreditar que “o futuro do livro é o livro” e comentou que o portal SciELO periódicos tem 12 milhões de acessos/dia em alguns períodos do ano. “isso demonstra que a ideia de digitalizar livros está diretamente conectada aos interesses dos estudantes”, afirma.

 

“Acessibilidade, usabilidade, visibilidade e impacto” são palavras que sintetizam o objetivo do projeto SciELO, ressaltou Flávia Goulart, da Universidade Federal da Bahia. Representando a Fiocruz no lançamento, estiveram o editor executivo João Canossa e a pesquisadora da COC, Nísia Trindade Lima, que atualmente é vice-presidente de Ensino e Informação da Fiocruz. Ela destacou a importância de se divulgar informação científica de qualidade.

Os livros publicados no portal são selecionados por um comitê científico e a equipe técnica ainda faz alguns ajustes para garantir o acesso à biblioteca eletrônica. Os textos digitais são formatados de acordo com padrões internacionais, o que garante o controle de acessos e permite a contagem de citações. Podem ser lidos em telas de computador e também nos leitores de ebooks, tablets e smartphones e podem ser impressos.

Entre os títulos de autores da Casa de Oswaldo Cruz já estão no SciELO Livros três dos 12 que integram as obras completas do cientista Adolpho Lutz, que contam com a organização de Jaime Benchimol e Magali Romero Sá. São eles:

 

Adolpho Lutz – dermatologia e micologia Vol. 1, Livro 3;
Adolpho Lutz – Suplemento, Sumário – Glossário – Índices Vol. 1
Adolpho Lutz – Suplemento, Sumário – Índices. Vol. 2.

 

Outros livros de autores da Casa são:

 

Ciência e saúde na terra dos bandeirantes: a trajetória do Instituto Pasteur de São Paulo no período de 1903-1916, de Luiz Antonio Teixeira;

 

História oral: desafios para o século 21, de Marieta de Moraes e Tânia Fernandes;

 

Oswaldo Cruz: a construção de um mito na ciência brasileira, de Nara Britto;

 

Recursos críticos: história da cooperação técnica Opas-Brasil em recursos humanos para a saúde (1975-1988), de Fernando Pires Alves e Carlos Henrique Assunção Paiva;

 

Febre amarela: a doença e a vacina — uma história inacabada, organizado por Jaime Benchimol;

 

Uma escola para a saúde,  organizado por Cristina Fonseca, Nísia T. Lima e Paulo Elian.

Assista ao vídeo de divulgação do SciELO livros