A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) realiza, no dia 28 de junho de 2023, o evento de Integração de Recurso Humanos que apresentará o tema ‘Acessibilidade nas Instituições Públicas’, que tem o objetivo de promover práticas mais inclusivas nas organizações. Organizado pelo Serviço de Gestão de Pessoas, o seminário será transmitido ao vivo pelo YouTube da Casa, a partir das 9h, e contará com intérpretes de Libras.
A programação conta com a participação de Bruno Baptista, educador do Museu da Manhã, que ministrará a palestra ‘A Instituição recebe uma pessoa: o que preparar?’; Isabel Sanson Portella, coordenadora e curadora da Galeria do Lago Arte Contemporânea do Museu da República (IBRAM), que apresentará o tema ‘Acessibilidade e inclusão: conceitos, contextos e perspectivas em espaços culturais!’, e Armando Nembri, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), que discutirá ‘Os atributos essenciais humanos e seus impactos no percurso inclusivo’. As apresentações serão mediadas por Hilda da Silva Gomes, coordenadora de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas da Fiocruz.
Serão oferecidas 53 vagas para profissionais da Casa de Oswaldo Cruz que desejarem participar presencialmente do evento. Os interessados devem enviar e-mail para rejane.tavares@fiocruz.br.
Saiba mais sobre os palestrantes
BRUNO BAPTISTA
Perfil: Formado em pedagogia pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Desde 2008 compõe o Projeto Surdo-UFRJ. Educador do Museu do Amanhã desde 2017, onde participa da Comissão Entre Museus Acessíveis. Desde 2019 atua como professor de Libras da Escola Municipal Santa Luzia no município de Duque de Caxias. Em 2021, participou da Comissão Organizadora do Setembro Azul promovida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ).
ISABEL SANSON PORTELLA
Perfil: Graduação em museologia pela UNIRIO (1989- 1992), Especialização em História e Arquitetura do Brasil pela PUC-RJ (1995 – 1996) Mestrado e Doutorado em Crítica e História da Arte, pela Escola de Belas-Artes/UFRJ (1998-2000) (2006-2010).
Coordenadora e curadora da Galeria do Lago Arte Contemporânea do Museu da República (IBRAM). Crítica e curadora independente desde 2005, com textos e entrevistas em várias publicações (catálogos, periódicos e livros), e elaborou textos de diversas exposições, entre elas: Intervenções Urbanas Bradesco ArtRio 2015 e 2016 e da exposição Aquilo que nos une no Centro Cultural da Caixa Federal- SP. Em 2022 foi Co curadora do Projeto Decorporeidade: poéticas artísticas da deficiência selecionado no apoio às artes da DGArtes, Portugal e 2023 foi autora de um artigo sobre acessibilidade no livro Hackeando o Poder de Pamnella Castro.
ARMANDO NEMBRI
Perfil: Doutor e Pós-Doutor em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ. Mestre em Avaliação de Sistemas, Programas e Instituições pela CESGRANRIO. Mestre em Ciências Pedagógicas pela SPBA. MBA em Administração Pública pela FGV.
Especialização em Administração de Recursos Humanos pela SPBA. Especialização em Educação pela SPBA. Coordenador-Adjunto da Especialização de Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão DIHS/ENSP. Professor do Mestrado e do Doutorado do Programa de Saúde Pública, na Área de Determinação dos Processos Saúde-Doença – ENSP.