A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promovem em 10 de novembro, às 18h30, a mesa-redonda Percurso da Arquivologia Brasileira. A atividade, que acontece no auditório Paulo Freire do prédio do CCH (Unirio – Av. Pasteur, 458, Urca, Rio de Janeiro), terá a participação de Renato Pinto Venâncio, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Eliezer Pires da Silva e José Maria Jardim, da Unirio, e coordenação de Paulo Elian, diretor da COC e professor da Unirio.
Durante o evento, será lançado o livro História da Arquivologia no Brasil: Instituições, Associativismo e Produção Científica. A obra apresenta sínteses de estudos sobre aspectos históricos e epistemológicos da disciplina. Os textos trazem algumas das principais questões que mobilizam os estudos arquivísticos, tais como o papel do Estado na estruturação da profissão e da Arquivologia como disciplina, e as contribuições internacionais na configuração da profissão e da disciplina no Brasil.
A obra também aborda o pioneirismo de instituições nacionais na modernização das práticas arquivísticas e no reconhecimento da profissão; a produção e a comunicação do conhecimento em Arquivologia nos ambientes universitários e não universitários; e, por fim, algumas tendências e perspectivas acerca do ensino de Arquivologia no País. O livro foi organizado por Angelica Alves da Cunha Marques, Georgete Medleg Rodrigues e Paulo Elian.