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Cobertura da V Semana do Patrimônio: mesa “Memória e Patrimônio nas origens do Brasil”

18 nov/2010

Começou nesta quarta feira, 17 de novembro, a V Semana do Patrimônio, que tem como tema ‘Origens e Perspectivas na Política de Preservação do Patrimônio Cultural e Científico no Brasil’.

A abertura do evento foi feita por Marcos José Pinheiro, vice-diretor de informação e patrimônio cultural da Casa de Oswaldo Cruz (COC). Marcos falou sobre a intenção de que o evento contribua para a discussão da política de preservação do patrimônio, retomando ainda as origens do mesmo, que tinha por objetivo principal sensibilizar e co-responsabilizar a comunidade Fiocruz pelo patrimônio que gera e preserva.

A primeira mesa redonda do evento, coordenada por Cristina Fachinetti, professora e pesquisadora da COC, discutiu a questão da criação da identidade nacional a partir de autores modernistas, especialmente Mario de Andrade, assim como sua contribuição para a formalização do conceito de Patrimônio Histórico.

 

palestrantes na mesa de abertura da semana do patrimônio

Da direita para a esquerda: Robert, Cristina, José Saia e Júlio Diniz. Foto: Roberto Jesus/COC

Robert Wegner, pesquisador da COC, falou sobre o papel de Mario de Andrade na criação do Serviço do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Sphan). Mario realizou um anteprojeto para a criação do Sphan, mas o projeto que se consolidou foi outro, de Rodrigo Melo Franco. Robert traçou comparações entre os dois projetos, focando nas semelhanças entre eles, especialmente no surgimento da questão da preservação e do papel do passado na construção de uma identidade nacional. Ao abordar o modernismo no Brasil, Robert apontou ainda diferenças entre as correntes existentes na Europa, o Surrealismo e o Futurismo, e sua influência no país.

 

“No princípio os modernistas brasileiros se aproximavam mais do futurismo, que traz uma noção de elogio ao futuro e superação do passado. Depois, em 1924, ocorre um ponto de virada: surge a idéia de que o autêntico está dentro do país, e de que é a tradição que resolve a questão de ser moderno e singular ao mesmo tempo”. Robert falou ainda sobre o romance Macunaíma, onde o Mario de Andrade aponta o problema da falta de identidade nacional.

 

O segundo a falar foi José Saia, arquiteto do IPHAN, que relatou o processo de formulação do projeto lei que criou o ISPHAN, assim como as alterações no anteprojeto de Mario de Andrade ocorridas neste caminho. Saia apresentou o conceito de Andrade para o patrimônio artístico, que seria a habilidade com que o engenho humano se utiliza da ciência, das coisas e dos fatos, afirmando que “nesse sentido, para Mario de Andrade a Fiocruz produz arte”.

 

O palestrante falou sobre a preocupação de Mario e dos modernistas de “mostrar o Brasil aos brasileiros”, relatando alguns projetos neste sentido. A questão da inadequação dos instrumentos legais de proteção do patrimônio foi outro ponto de destaque na fala de Saia. Segundo o palestrante, estes falham por pensar apenas na proteção, e não em tornar os acervos socialmente úteis à população. “Proteger é apenas uma conseqüência. O importante é tornar esses acervos visíveis à população”, disse.

Júlio Diniz, diretor do departamento de letras da PUC RJ, trouxe a questão da aproximação entre música e literatura modernistas a partir de Mario de Andrade, ou, como diz o palestrante, do complexo multi-mário. “Trabalhar com Mário é difícil porque ele é pendular, incapturável, está sempre em movimento”, diz. O palestrante focou sua fala nas facetas de ensaísta em música e missivista (escritor de cartas) de Mario. Segundo o palestrante, Andrade foi o primeiro a estudar sistematicamente música no Brasil, em sua tradição erudita. Diniz falou ainda sobre o projeto de país de Mário para o Brasil, pensado a partir do modernismo hegemônico, o paulista.

 

O palestrante disse ainda que Mario de Andrade levou sua sólida formação musical para a literatura, tentando quebrar a barreira entre a música e a palavra, o som e a sílaba. Em relação às cartas, Júlio contou sobre as correspondências entre Andrade e Manuel Bandeira, Fernando Sabino e Carlos Drummond de Andrade, onde discute projetos de país.

No debate que se seguiu foi abordada a questão do lugar no patrimônio no ministério da cultura e o excesso de burocracia nas ações de tombamento, assim como na falha no ciclo que não torna os acervos socialmente relevantes para a sociedade. “Esses acervos têm que funcionar para ativação da memória. Se ela não serve de lição ao presente, qual o uso da memória? O museu hoje tem que ser um local de provocação, de polêmica, fazer com que as pessoas pensem” afirmou José Saia.