O museu itinerante da Fiocruz levará sua exposição interativa à quadra da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, na Baixada Fluminense, onde as atividades gratuitas poderão ser conferidas de 29 de março a 1º de abril.
As atrações do Ciência Móvel oferecem ao público a possibilidade de vivenciar diversos fenômenos científicos, que são apresentados de maneira lúdica e divertida. As brincadeiras científicas, no entanto, vão além: o Coletivo Nopok fará números que misturam arte, ciência e circo. Criado em 2007, o Nopok é formado pela dupla Daniel Poittevin e Fernando Nicolini, e se dedica à construção de uma linguagem própria dentro do universo do circo e da comicidade.
O Ciência Móvel é uma iniciativa da Fiocruz com patrocínio da Sanofi e copatrocínio da Droga Raia, Fábrica Carioca de Catalisadores (FCC) e EDF Norte Fluminense, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. E tem apoio do CNPq / Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).
Com a unidade móvel, que completa 11 anos em outubro, foi possível levar ciência, conhecimento e cultura a 91 municípios, percorrer mais de 67 mil quilômetros (o equivalente a quase cinco vezes o diâmetro da Terra) e receber nas viagens aproximadamente 760 mil pessoas de municípios da Região Sudeste do país.
Quem for à quadra da Beija-Flor de Nilópolis, também poderá conhecer e se encantar com o Planetário Digital. Moderno e com possibilidade de projetar qualquer programação sobre o universo, incluindo filmes científicos para domo (antigo cinema 360º), o planetário é uma das mais novas e grandes atrações do caminhão da ciência.
Em outro módulo, a diversão e o conhecimento ficam a cargo do Girotec, equipamento usado como um grande “pião” interativo capaz de girar em todas as direções. Ele também permite exercitar a o equilíbrio do corpo humano no treinamento de pilotos e astronautas.
Pensa que acabou? Quem visitar as atrações do Ciência Móvel ainda vai brincar, se divertir e aprender muito com o Jogo das Vacinas, a cadeira giratória, os espelhos sonoros, a bancada de microscopia, pilha humana, casa maquete, os modelos anatômicos, as câmeras escuras, o modelo de olho e com exibição de vídeos educativos no baú do caminhão da ciência.
A população de Nilópolis – um dos 13 municípios da Baixada Fluminense – é de pouco mais de 158 mil pessoas, de acordo com o IBGE. Com 69 anos, fica a 38 quilômetros do Rio de Janeiro e é um dos menores municípios do país: apenas 19 km².
Serviço
Ciência Móvel – Vida e saúde para todos
Local: quadra da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis.
Endereço: Rua Antônio João Mendonça, nº 700 – Nilópolis – RJ
Data: de 29 de março a 1º de abril
Horário: das 9h às 16h30. Intervalo: 12h30 a 14h
Entrada: Grátis