Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Casa de Oswaldo Cruz publica revista dedicada à história do câncer

18 jun/2010

“Câncer no século 20: ciência, saúde e sociedade” é o título do novo número da revista História, Ciências, Saúde — Manguinhos, com lançamento marcado para acontecer durante a abertura da exposição “Propagandas de cigarro…” no dia 21 de junho, às 15h, no castelo da Fiocruz.

Dedicada à história do controle do câncer, a revista reúne nove artigos inéditos de diversos autores brasileiros e de países das Américas, sobre as políticas atuais de combate à doença e o desenvolvimento do conhecimento científico neste campo.

Uma das autoras, Lina Faria,  escreve sobre a experiência da fisioterapia em pacientes com câncer de mama. Luiz Antonio Teixeira, editor deste número, discute as ações públicas para o controle do câncer no Brasil, entre 1920 e 1940.

 

Os pesquisadores Ciro Floriani e Fermin Roland Schramm descrevem o surgimento dos primeiros hospices modernos, no Reino Unido. Aliás, essas casas para doentes terminais também são lembradas em uma das duas entrevistas publicadas.

O cirurgião Marcos Moraes analisa aspectos atuais da doença, em especial as questões ligadas à prevenção e a humanização dos cuidados médicos. Na outra entrevista, João Bosco Botelho, professor da Universidade Federal do Amazonas, descreve a evolução no tratamento e nas cirurgias de cânceres de cabeça e pescoço, a partir da década de 1970.

 

A seção Imagens inclui dois trabalhos que discutem formas de ajudar pessoas a parar de fumar e analisam campanhas educativas no Brasil, entre as décadas de 1920 e 1950, que tentavam afastar os jovens do cigarro. Um dos estudos é sobre as imagens mostradas em embalagens de cigarro.