A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) divulga o resultado final da chamada pública para seleção de bolsistas nível pós-doutorado para o período 2021-2022. O processo seletivo contou com a participação de 28 candidatos, que concorreram a até quatro bolsas, uma para cada departamento da unidade. Foram selecionados três bolsistas.
Dos quatro departamentos da COC, somente o Departamento Museu da Vida (DMV) não selecionou bolsista. Apesar do reconhecimento do mérito e da relevância acadêmica das propostas submetidas, nenhum candidato atendeu às especificidades requeridas para a bolsa. Uma nova seleção será realizada no início de 2022.
Confira abaixo os três pesquisadores selecionados:
– Denise Nunes de Sordi – Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde (Depes)
– Elza Maria Alves Costeira – Departamento de Patrimônio Histórico (DPH)
– Rafaella Lúcia de Azevedo Ferreira Bettamio – Departamento de Arquivo e Documentação (DAD)
O edital deste ano apresentou novidades, como a possibilidade de o bolsista pós-doutorando solicitar uma bolsa de Iniciação Científica (IC), que ficará sob sua orientação e vinculado à pesquisa que está sendo desenvolvida. O pós-doutorando deverá, também, propor e ministrar uma disciplina no Programas de Pós-graduação stricto sensu da Unidade indicado pelo Departamento.
Vice-diretora de Pesquisa e Educação da COC, Magali Romero Sá ressaltou a qualidade dos projetos apresentados e enfatizou a importância da iniciativa. “A bolsa de pós-doutorado é uma excelente oportunidade, tanto para o bolsista, que constrói novos intercâmbios científicos e fortalece sua produção acadêmica, quanto para a pesquisa nos departamentos, pela perspectiva de criação e/ou ampliação de novas linhas de investigação”, afirma.