A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) recebe, dia 22 de março, às 10h, o antropólogo, cientista político e escritor Luiz Eduardo Soares para a aula inaugural A demanda por ordem ontológica e o fascismo no Brasil. O evento abre o ano letivo dos cursos de pós-graduação das áreas de história, patrimônio cultural e divulgação científica da instituição.
Aberta ao público, a atividade será realizada no salão de conferência do CDHS, no campus da Fiocruz em Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro, e contará com a apresentação e moderação de Marcos Chor Maio, pesquisador e professor PPGHCS da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Haverá transmissão ao vivo pelo Canal da COC/Fiocruz no YouTube e tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Professor aposentado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Soares foi professor visitante da pós-graduação em Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iuperj) e da Universidade de Campinas (Unicamp), além de visiting scholar nas universidades Harvard, Columbia, Virginia e Pittsburgh, nos Estados Unidos.
Autor de 22 livros, dos quais os mais recentes são Desmilitarizar; segurança pública e direitos humanos (Boitempo, 2019), O Brasil e seu duplo (Todavia, 2019), Dentro da noite feroz; o fascismo no Brasil (Boitempo, 2020) e o romance Enquanto anoitece (Todavia, no prelo), Soares foi Secretário Nacional de Segurança Pública, Subsecretário de Segurança Pública e Coordenador de Segurança, Justiça e Cidadania do Estado do Rio de Janeiro, além de Secretário Municipal de Prevenção da Violência em Porto Alegre e Nova Iguaçu.