O Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos chega hoje a Resende para participar das comemorações de 209 anos da cidade do sul fluminense, que acontece na 43ª EXAPICOR (Exposição agropecuária, industrial e comercial de Resende), apresentada no Parque de Exposições de Resende, à av. Professor Darcy Ribeiro.
Uma das atividades do Ciência Móvel: observação de seres vivos
no microscópio. Foto: Divulgação MV
Coordenado pelo Museu da Vida, da Casa de Oswaldo Cruz, em parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e patrocinado pela Sanofi-aventis, o caminhão permanece em Resende até o dia 29 de setembro, apresentando uma série de atividades interativas que integram sua mostra permanente. Tudo com entrada gratuita.
É a segunda vez que o Ciência Móvel visita essa cidade. A primeira visita ocorreu em 2008, quando mais de 20 mil pessoas conferiram suas atividades.
Além do caminhão, onde o público poderá assistir a vídeos, haverá duas tendas com o acervo interativo do projeto: gyrotec, tubos sonoros, modelo do olho, ilusões de ótica, mini-usina elétrica, pilha humana, bicicleta geradora, bancada de microscopia e parabólicas sonoras.
Público se diverte no gyrotec. Foto: Divulgação MV
O Ciência Móvel leva às cidades do Sudeste do Brasil exposições, jogos, equipamentos interativos, multimídias, oficinas, contadores de histórias e palestras. O objetivo é mostrar aos moradores e estudantes como a ciência está presente em seu cotidiano. Uma das atrações é o gyrotec, equipamento usado pela agência espacial norte-americana (Nasa) para treinar astronautas. Ele é composto por três anéis que giram livremente em todas as direções.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site do Museu da Vida: http://www.museudavida.fiocruz.br
Horários:
Dia 24 de setembro: 14h – abertura ao público
Visitação: até 29 de setembro, de 14h às 22h.
Entrada gratuita.
Fontes para entrevistas:
Marcus Soares (coordenador de Educação) – (21) 9761-6375; Diego Bevilacqua – (21) 8871-0422