A abolição da escravidão será o tema do próximo Encontro às Quintas. Quem vai trazê-lo para o debate é a doutora em Sociologia, Angela Alonso. Para ela, sendo um dos eventos mais importantes da história brasileira, o tema suscita enorme literatura, que, contudo, segmentou o objeto em estudos privilegiando lideranças parlamentares abolicionistas; razões econômicas da Abolição; ou a agência dos escravos.
Confira o evento ao vivo (às 10h de 10/11) no site da Rede MareManguinhos, da Asfoc.
A aventura sociológica da pesquisa de Angela Alonso consiste em demonstrar que essa clivagem da literatura encobre fenômeno mais amplo, que transpassa os três campos: um movimento social pela abolição da escravidão, que se vale tanto da política parlamentar, quanto de manifestações de protesto no espaço público e da incitação a fugas e insurreições de escravos. “As desventuras provêm dos percalços que uma pesquisa de fontes historiográficas dispersas e variadas impõem a raciocínios sociológicos generalizantes e unificadores”.
Angela Alonso é professora do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP), pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Doutora em Sociologia (2000) pela USP, realizou pós-doutorado na Yale University (2009-2010). Entre 2000 e 2010 foi pesquisadora do Development Research Centre on Citizenship (Universidade de Sussex) e, entre 2009 e 2010, no Fellow da Fundação Guggenheim. É autora de Idéias em Movimento: a Geração 1870 na Crise do Brasil-Império (2002) e de Joaquim Nabuco: os salões e as ruas (2007), indicado para os prêmios Jabuti e Telecom Brasil-Portugal de Literatura. Atualmente pesquisa o movimento pela abolição da escravidão no Brasil.
Coordenação do Encontro às Quintas: Robert Wegner
Data: 10 de novembro de 2011
Horário: 10 horas
Local: sala 407 do Prédio Expansão | Avenida Brasil, 4036 – Manguinhos, RJ
Mais informações: (21) 3882-9095 e historiasaude@coc.fiocruz.br .