Pesquisadora das mais atuantes no campo da História da Historiografia, a Professora Lucia Maria Paschoal Guimarães, do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é a nossa convidada.
A palestra discutirá o processo de aproximação entre Brasil e Portugal, empreendido por intelectuais e diplomatas das duas nações, que visava à formação de uma comunidade luso-brasileira, no início do século XX. Esse projeto culmina na criação da Revista Atlântida. A fundação e a direção da revista eram compartilhadas binacionalmente por João de Barros e João do Rio, de 1915 a 1921.
Ao lado da permanente reflexão doutrinária acerca da conveniência do estreitamento das relações entre Brasil e Portugal, o periódico ocupava-se de questões literárias, históricas e artísticas contemporâneas, o que lhe conferia um alcance político e ao mesmo tempo cultural.
Lucia Guimarães tem diversos artigos publicados em revistas científicas. É autora do livro Da Escola Palatina ao Silogeu: Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1889-1938) e co-organizadora dos livros “Repensando o Brasil dos oitocentos: cidadania, política e liberdade”, “Afinidades Atlânticas: impasses, quimeras e confluências nas relações luso-brasileiras”, e “O liberalismo no Brasil imperial”.
Coordenação do Encontro às Quintas: Marcos Chor Maio
Data: 30 de setembro de 2010
Horário: 10 horas
Local: sala 407 do Prédio Expansão | Avenida Brasil, 4036 – Manguinhos, Rio de Janeiro
Mais informações: (21) 3882-9095 e historiasaude@coc.fiocruz.br