|
Carlos Antônio Lima. Foto: Acervo pessoal. |
A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove nesta quarta-feira, 26 de maio, às 10h, a palestra "A Lentidão da Memória e a rapidez do fogo”, com o arquiteto, urbanista e professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Cláudio Antônio Lima Carlos. O evento será transmitido pelo Facebook da Casa.
A palestra integra o Plano de Educação Patrimonial para Prevenção de Incêndios em Edificações Históricas da Fiocruz (PEP-Previn) e tem o objetivo de realizar uma análise crítica sobre a política de conservação de bens culturais arquitetônicos da cidade do Rio de Janeiro, destacando a prevenção, controle, redução de riscos de incêndios e suas consequências.
O PEP-Previn orienta usuários regulares (trabalhadores, responsáveis pela limpeza, segurança e manutenção) e eventuais dos edifícios históricos da Fiocruz em relação às normativas e boas práticas relativas à prevenção de incêndios e autoproteção em situações de emergência estabelecidas pela Casa de Oswaldo Cruz em alinhamento com o protocolo de prevencão de incêndios da unidade e orientações da Brigada de Contingência da Fiocruz/Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic).
Sobre o palestrante
Cláudio Antônio Lima Carlos é professor UFRRJ – do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, do Instituto de Tecnologia, e do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade, do Instituto Multidisciplinar – e da UFRJ, no Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio. Membro do International Council of Monuments and Sites (ICOMOS-BR), o palestrante tem graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula, mestrado em Ciências da Arquitetura e doutorado em Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ.
Na área profissional, atuou como arquiteto e urbanista do Departamento Geral de Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, de 1986 a 2006, ocupando os cargos de diretor da Divisão de Projetos e Obras, diretor do Departamento de Projetos e Restauração (DPR) e de vice-diretor. Desenvolveu inventários urbanos que embasaram a criação de Áreas de Proteção do Ambiente Cultural (APAC) de edificações históricas com vistas à proteção pelo tombamento municipal e orientação de projetos e obras de conservação de bens culturais protegidos, públicos e privados. De 1996 a 2006, atuou como Conselheiro Suplente do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural da Cidade do Rio de Janeiro (CMPC).
Palestra: A lentidão da Memória e a rapidez do fogo
Data: 26 de maio
Hora: 10h
Transmissão: fb.com/casadeoswaldocruz