Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

A antropologia de Roquette-Pinto é tema do Encontro às Quintas

08 out/2013

O Encontro às Quintas do dia 10 de outubro terá como convidado o historiador Vanderlei de Souza. Em sua apresentação, ele articulará a militância nacionalista de Edgard Roquette-Pinto, sua atuação pública e seu diálogo com o pensamento antropológico da primeira metade do século 20. A partir desses elementos, Souza discutirá as relações entre ciência, nação e política, ressaltando as fronteiras nacionais e internacionais que envolviam esse debate. O evento acontece às 10h, na sala 407 do Prédio da Expansão, no Campo da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro.

Leia mais:
Tese de Vanderlei de Souza foi destaque na Revista de Manguinhos de julho
Semestre começou com discussão sobre identidade nacional e cidadania no Encontro às Quintas

Como cientista ligado ao Museu Nacional, Roquette-Pinto dedicou sua trajetória às pesquisas em antropologia e etnografia do Brasil. Por meio de sua atuação nessas áreas, procurou não apenas descrever as características raciais formadoras do País, como também avaliar a viabilidade biológica, o caráter psicológico e as condições sociais de sua população.

A apresentação de Souza terá como base a tese de doutorado defendida por ele no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, da COC/Fiocruz, com a qual venceu o Terceiro Prêmio de Teses da Associação Nacional de História – Anpuh Brasil 2012. No trabalho, o historiador ressalta que a antropologia produzida por Roquette-Pinto estava alicerçada tanto no contexto nacional e nas preocupações científicas e intelectuais brasileiras, quanto no debate internacional sobre raça e populações.

Vanderlei de Souza procura demonstrar que a antropologia de Roquette-Pinto se torna mais inteligível quando analisado o debate internacional envolvendo os estudos antropológicos e as redes intelectuais e científicas formadas naquele período. A partir das concepções teóricas e metodológicas da História das Ciências e da História Intelectual, ele discutirá como a história da antropologia no Brasil é importante para compreender o processo de circulação, adaptação e reapropriação de ideias em contexto internacional, em especial aquelas que no tratavam da questão racial, das identidades nacionais e da formação das populações início do século 20.

Atualmente, Vanderlei de Souza é professor do Departamento de História da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro-PR). Ele realizou sua pesquisa de pós-doutorado na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp-Fiocruz), com financiamento do CNPq, sobre história da genética de populações humanas, miscigenação racial e construção da nação no pós-Segunda Guerra.

Encontro às Quintas
Coordenação: Maria Rachel Fróes da Fonseca
Data: 10 de outubro de 2013
Horário: 10h
Local: sala 407 do Prédio Expansão | Avenida Brasil, 4036 – Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ
Mais informações: (21) 3882-9095 e historiasaude@coc.fiocruz.br