Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Início do conteúdo

Mulheres, cientistas e referências nas áreas da pesquisa, da produção e da assistência à saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Estas são as características compartilhadas por pesquisadoras que têm suas histórias contadas pelo projeto ‘Mulheres na Fiocruz”.  

Vinculada ao projeto de memória institucional da Fundação Oswaldo Cruz, coordenado pelo pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz Luiz Otávio Ferreira, a série Mulheres na Fiocruz lançou em 2020 seus primeiros vídeos.

As cientistas Maria da Luz Fernandes Leal (Bio-Manguinhos/Fiocruz), Yara Maria Traub-Cseko (IOC/Fiocruz) e Liléia Gonçalves Diotaiuti (Fiocruz Minas) inauguraram a série que documenta as trajetórias femininas que contribuíram para o fortalecimento da instituição. 

IOC_V_II_1010_mulheres

Em sua segunda temporada, as produções tiveram como foco as cientistas que se tornaram referências em suas áreas de atuação. Os episódios contam com a participação de servidoras de diferentes institutos da Fiocruz: Rachel Niskier Sanchez (IFF/Fiocruz); Keyla Belizia (INI/Fiocruz), Tizuko  Shiraiwa (Ensp/Fiocruz), Marilda de Souza Gonçalves (IGM – Fiocruz Bahia), Alzira Maria de Paiva Almeida (IAM – Fiocruz Pernambuco), Nubia Boechat Andrade (Farmanguinhos/Fiocruz) e Cecília Minayo (Ensp/Fiocruz). 

Sua terceira temporada destacou o protagonismo feminismo na atuação da Fiocruz em diferentes emergências sanitárias, como HIV/Aids, dengue, zika, chikungunya e meningite. Os vídeos exploram as trajetórias de Rita Nogueira (IOC/Fiocruz), Elena Caride (Biomanguinhos/Fiocruz), Valdilea Veloso (INI/Fiocruz), Marilda Siqueira (IOC/Fiocruz), Simone Monteiro (IOC/Fiocruz), Denise Valle (IOC/Fiocruz) e Celina Turchi (Fiocruz Pernambuco). 

 

As entrevistas de história oral realizadas para a produção dos vídeos estão sob a aguarda do Departamento de Arquivo e Documentação da COC e poderão ser consultadas na íntegra. 

Todos os vídeos estão disponíveis no canal da Casa de Oswaldo Cruz no YouTube.