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Núcleo de Estudos da Divulgação Científica (NEDC)

O desafio da desinformação em saúde: compreendendo a recepção para uma melhor divulgação científica

Pesquisador responsável
Luis Amorim

Resumo
O objetivo deste projeto é investigar a circulação da desinformação sobre saúde no contexto da pós-verdade, sob a perspectiva da recepção, tendo o público jovem, de diferentes classes sociais, como alvo preferencial. Busca-se identificar as estratégias e os critérios utilizados por jovens para avaliar informação sobre saúde em diferentes contextos, analisar a atribuição de credibilidade às fontes de informação sobre saúde e examinar os modos de legitimação e deslegitimação do discurso científico em debates sobre temas controversos de saúde travados em variadas mídias.
Apoio: Programa de Excelência em Pesquisa (PROEP-COC), convênio com o CNPq

A interface ciência-teatro no contexto da divulgação científica fluminense: da produção à recepção

Pesquisador responsável
Carla Almeida                                                                                                                                                                                                                                     

Resumo
O objetivo deste projeto é investigar a interface ciência-teatro no contexto da divulgação científica fluminense, do ponto de vista da produção (de quem faz) e da recepção (de quem vê/participa). Visa também apoiar outros pesquisadores interessados em estudar as interações entre ciência e teatro, favorecer a formação de recursos humanos no campo e criar uma maior sinergia entre profissionais e acadêmicos que se dedicam ao tema, com o intuito de aprimorar e fortalecer a pesquisa e a prática do teatro no contexto da divulgação científica, particularmente no estado do Rio de Janeiro.
Apoio: Faperj

Redes sociais e sites de museus de ciência: um estudo sobre impacto, modelos e ações de divulgação científica

Pesquisador responsável
Luis Amorim e Rosicler Neves

Resumo
Visa investigar, entre outros pontos, a presença ou ausência de sites ou páginas e perfis em redes sociais, seu alcance, o tipo de divulgação realizada (se dialógica ou não), os formatos das publicações e temas abordados, bem como mapear ações no contexto da pandemia e em relação à desinformação. Incluí também a realização de oficinas formativas e dialógicas para gestores de redes sociais e sites.

O teatro como estratégia de divulgação científica: o ponto de vista do espectador

Pesquisador responsável                                                                                                                                                                                                            Carla Almeida

Resumo
Este projeto visa investigar a interface ciência-teatro como estratégia de divulgação científica, com enfoque no ponto de vista dos espectadores, dando continuidade a estudos sistemáticos com o público das produções teatrais do Museu da Vida Fiocruz. Busca contribuir para as reflexões teóricas e práticas sobre o teatro como estratégia de divulgação científica e para o fortalecimento da literatura científica sobre o tema produzida no Brasil, com relevância internacional.
Apoio: CNPq (bolsa de produtividade)

Desinformação em saúde: um desafio e uma oportunidade para a divulgação científica

Pesquisador responsável
Luis Amorim

Resumo
O projeto tem como foco aprofundar os conhecimentos sobre o fenômeno da desinformação em ciências e saúde a fim de aperfeiçoar as ações de divulgação científica. Uma das principais questões atuais é entender como se dá a recepção de notícias falsas pelo público. Ou seja, o que é percebido e levado em conta para aferir credibilidade ou não e quais são as motivações para o compartilhamento de informações sobre saúde

Núcleo de Estudos de Público e Avaliação em Museus (Nepam)

Museus e Centros de Ciência em tempos de pandemia:  a mudança no paradigma de público de três instituições da cidade do Rio de Janeiro

Pesquisador responsável
Vanessa Fernandes Guimarães

Resumo
As importantes transformações impostas pela pandemia de Covid-19 afetaram extraordinariamente as dinâmicas social, econômica e cultural de centenas de milhões de pessoas, levando ao fechamento ou controle da capacidade de todos os espaços de reunião e concentração de pessoas em diferentes partes do mundo. A área da cultura foi particularmente afetada já que a maioria das atrações e manifestações foi cancelada ou fechada para o público por tempo indeterminado. Os museus não foram a exceção: a partir do início de 2020, a maioria dos museus fechou as portas para visitas presenciais e buscou, desde então, não perder contato com diferentes públicos por meio de iniciativas direcionadas ao ambiente digital.

Várias ações de divulgação científica dos museus e centros de ciência (MCCT) migraram do presencial para o virtual e novas ações foram criadas e aprimoradas visando atender e mantê-los conectados com seus públicos e divulgando informações confiáveis e fidedignas.

No entanto, a ampliação da presença dos MCCT no ambiente virtual enfrenta dificuldades que não estão apenas restritas ao acesso a uma boa infraestrutura de internet. O estudo aborda a mudança no paradigma de público de três instituições da cidade do Rio de Janeiro. 

Desafios contemporâneos da educação museal: narrativas de formadores de educadores e de educadores em formação na interface museus de ciência-universidades

Pesquisador responsável
Carla Gruzman

Resumo
A pesquisa que leva em consideração as discussões acadêmicas sobre Educação Museal, e busca compreender as ações de formação humana no campo por meio da escuta, registro e análise de narrativas (auto)biográficas e histórias de vida de educadores museais e professores (formados e em formação). Tem como foco as experiências e sentidos mobilizados em seus percursos formativos enquanto elementos que vão sendo engendrados para constituir seus repertórios teórico-político-práticos. Considera ainda a circulação de conhecimentos entre esses diversos atores sociais, questão nas zonas de contato entre diferentes contextos formativos. Particularmente, pretende-se também compreender os desafios evidenciados pela pandemia de Covid-19 no que tange esses processos formativos, investigando os seus efeitos sobre as ações planejadas e sobre os sujeitos da pesquisa. Interessa examinar os processos de formação nos quais tomam parte educadores museais e professores, as escolhas realizadas, as marcas significações que produzem sobre o papel da Educação Museal no contexto da formação humana, buscando, ainda, compreender as articulações que estabelecem com/nas redes educativas das quais participam. Tem como cenário empírico os processos de formação que ocorrem na interface museu-universidade, a ser executada por uma equipe de pesquisadores de três museus de ciências brasileiros com trajetórias reconhecidas nos campos da Educação Museal, Divulgação Científica e História das Ciências: Museu da Vida (MV/COC/Fiocruz), Museu Nacional (MN/UFRJ) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI).

O que os jovens brasileiros pensam da ciência, tecnologia e inovação

Pesquisadora responsável
Luisa Medeiros Massarani

Resumo                                                                                                                                                                                            O projeto tem com objetivo de estudar as especificidades da percepção pública da CTI entre jovens brasileiros por meio de survey nacional, com amostra representativa da população brasileira de 15 a 24 anos de idade. Envolve uma equipe interinstitucional e interdisciplinar de pesquisadores. Conta com apoio do CNPq.

Jovens, ciência e Internet: um estudo qualitativo na França e no Brasil

Pesquisadora responsável
Luisa Medeiros Massarani

Resumo                                                                                                                                                                                                                                              Projeto que se insere no âmbito do acordo de cooperação internacional assinado entre a Universidade Paris 8 e a Fiocruz em maio de 2014. Tem como objetivo compreender como os adolescentes buscam e avaliam informações científicas na Internet, um tema de interesse estratégico para França e Brasil. Espera-se com este estudo contribuir ao desenvolvimento da comunicação pública da ciência online, propondo recomendações para tornar a informação científica online mais interessante e legível para os adolescentes. Conta com apoio da Capes-Cofecub, em edital para intercâmbio de pesquisadores e alunos.

Comunicação pública da ciência: mapeamento, diagnóstico e análise da circulação de temas de ciência nas redes sociais online

Pesquisadora responsável
Maria Ataide Malcher

Resumo                                                                                                                                                                                                                                           
Este projeto pretende identificar e analisar como a ciência tem circulado nas redes sociais, buscando entender: como esse tema tem se apresentado e que tipo de envolvimento/engajamento tem estabelecido com o público usuário; que estratégias têm sido utilizadas para comunicar a ciência; que atores sociais têm proposto essas estratégicas; e se essas redes são ambientes propícios para comunicação pública da ciência e como. Para isso, irá mapear a comunicação pública da ciência em perfis individuais e institucionais (exemplo: comunicadores, pesquisadores, instituições, revistas e meios de divulgação científica e demais atores sociais) em redes sociais online selecionadas (exemplo: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Tumblr), a fim de diagnosticar e analisar as estratégias de comunicação e as interações em torno de temas de ciência em circulação nas redes. 

Controvérsias científicas na mídia e sua circulação nas redes sociais: o caso da “pílula do câncer” na TV, em jornais e em grupos do Facebook

Pesquisadora responsável
Marina Ramalho e Silva

Resumo                                                                                                                                                                                                                                              Este projeto visa analisar a cobertura jornalística sobre fosfoetanolamina sintética realizada em 2015 e 2017 por programas informativos de TV das emissoras Rede Globo (Jornal Nacional, Fantástico, Jornal Hoje e Bem-Estar) e Rede Record (Jornal da Record, Domingo Espetacular e Balanço Geral SP), por três jornais impressos de elite (O Globo, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo) e por dois jornais populares (O Dia e Extra), assim como discussões geradas sobre o tema em grupos e páginas de comunidades do Facebook que reúnem pacientes com câncer. Busca, assim, em linhas gerais, examinar como o tema circulou em parte da imprensa brasileira e como repercutiu entre grupos específicos da população, diretamente afetados pelo tema.

A história da Infografia no Brasil

Pesquisadora responsável
Tattiana Gonçalves Teixeira

Resumo
O projeto analisa a história da infografia no Brasil, a partir dos anos 1990.

O impacto dos museus e centros de ciências: um estudo das experiências dos visitantes

Pesquisadora responsável
Luisa Medeiros Massarani

Resumo
Este projeto tem como objetivo compreender a experiência museal do ponto de vista dos visitantes, em particular com ênfase no aprendizado em museus de ciência e nos sentidos criados pelos distintos públicos em torno das atividades de divulgação científica e educação não-formal, bem como a avaliação de tais atividades. Em particular, nos dedicaremos a analisar a experiência museal de famílias. Dedicaremos, ainda, atenção especial à experiência museal das pessoas com deficiências. Serão estudados nove museus e centros de ciência brasileiros, que estão entre os mais relevantes do país e que apresentam diferentes tipologias. Tendo em vista a diversidade de centros de ciência a ser analisada, o estudo permitirá compreender a experiência dos visitantes nesses espaços científico-culturais e em diferentes contextos. Nossos resultados permitirão refletir sobre a prática da divulgação científica em museus de ciência, fornecendo subsídios para aprimorar suas iniciativas.

Ciência e teatro no Museu da Vida: o olhar do público

Pesquisadora responsável
Carla da Silva Almeida

Resumo
O vínculo entre a ciência e o teatro é remoto. Desde a Grécia Antiga, a ciência vem inspirando uma série de dramaturgos ao longo da história. Mais recentemente, a divulgação científica tem lançado mão, de forma cada vez mais recorrente e diversa, de elementos teatrais em suas iniciativas práticas. No Brasil, uma série de museus de ciências têm abarcado a interface ciência e arte em suas programações. Além deles, existem companhias independentes e grupos universitários trabalhando nessa interseção, com bagagens e propósitos distintos. Por outro lado, a literatura acadêmica sobre o tema ainda é escassa e, em grande medida, estrangeira. Isso significa que conhecemos pouco o conjunto do que está sendo feito no campo e sabemos menos ainda sobre como o teatro tem de fato contribuído para a divulgação científica. O presente projeto, desenvolvido no âmbito do Museu da Vida/Fiocruz, busca compreender melhor as diversas facetas da interface ciência e teatro no contexto da divulgação científica.

Um estudo sobre museus de ciência na América Latina pelo olhar dos visitantes

Pesquisadora responsável
Luisa Medeiros Massarani

Resumo                                                                                                                                                                                                                                              Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de estratégias e ferramentas para compreender a experiência museal do ponto de vista do visitante, em particular com ênfase no aprendizado em museus de ciência e nos sentidos criados pelos distintos públicos em torno das atividades de educação não-formal oferecidas nesses espaços científico-culturais, bem como a avaliação de tais atividades. 

Educação não-formal e museus de ciência: Um estudo sobre o impacto das exposições de ciência

Pesquisadora responsável
Luisa Medeiros Massarani

Resumo
Este projeto visa o desenvolvimento de estratégias e ferramentas para compreender o aprendizado em museus de ciência e o significado que os distintos públicos fazem a partir das atividades de educação não-formal oferecidas nesses espaços científico-culturais, bem como a avaliação de tais atividades. Tais estratégias e ferramentas serão desenvolvidas e testadas em três exposições desenvolvidas pelo Museu da Vida, o museu interativo da Fundação Oswaldo Cruz, e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com apoio da Faperj.

Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem de Cálculo na Universidade Federal do Pará

Pesquisadora responsável
Maria Ataide Malcher

Resumo
O presente Projeto tem como objetivo aperfeiçoar e dar continuidade a uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem, iniciada em 2013, a partir do Projeto intitulado Projeto Newton, cujo objetivo era qualificar o ensino e a aprendizagem de Cálculo I e Cálculo II na Universidade Federal do Pará. Para além do conteúdo de Cálculo em si, a ideia do Projeto original é implementar uma metodologia de ensino-aprendizagem que tem como base o uso potencializado das Tecnologias de Informação e Comunicação para a geração de experiências e ambiências de estudo ampliado e continuado. Assim, o projeto visa dar continuidade a essa proposta, experimentando a utilização de novos recursos tecnológicos e estratégias didáticas, sobretudo relacionados à acessibilidade de Pessoas com Deficiência (PcD) e ao uso de aplicativos para dispositivos móveis, de forma integrada ao sistema do projeto original.

Acervo de José Reis

Pesquisadora responsável
Luisa Medeiros Massarani

Resumo
Este projeto visa o tratamento, o estudo e a disponibilização ao público da coleção pessoal de José Reis, doada pela família à Casa de Oswaldo Cruz. O projeto tem como objetivo o processamento técnico do acervo mencionado, recuperação/acesso online e divulgação. Na primeira etapa estão incluídas as fases de higienização, catalogação, classificação, indexação e inclusão nas bases de dados bibliográficas HISA e Casa de Oswaldo Cruz. Na segunda etapa, o acervo arquivístico processado será digitalizado e disponibilizado virtualmente pela internet (a exemplo do que foi feito com o acervo da Rádio Sociedade, ver www.fiocruz.br/radiosociedade). Adicionaremos a este material o acervo referente ao período em que José Reis esteve à frente do Instituto Biológico, atualmente sob a guarda daquele instituto, o que permitirá unificar os documentos relacionados a este ícone da divulgação científica. A terceira etapa, que ocorrerá de forma simultânea à segunda etapa, consiste no estudo do acervo, buscando gerar produtos como artigos acadêmicos, livros e capítulos de livros. O acesso aos dados relativos a estas coleções será importante para os que pesquisam a História da Divulgação científica, da Saúde, da Medicina e das Ciências, em geral.