Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Composição Institucional

Início do conteúdo

DIRETORIA

Marcos Pinheiro. Homem branco usa óculos.

Marcos José de Araújo Pinheiro

Diretor da Casa de Oswaldo Cruz
foto de Nercilene Santos da Silva Monteiro

Nercilene Santos da Silva Monteiro

Vice-diretora de Gestão e Desenvolvimento Institucional
foto de Magali Romero Sá

Magali Romero Sá

Vice-diretora de Pesquisa e Educação
foto de Diego Vaz Bevilaqua

Diego Vaz Bevilaqua

Vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica

À Diretoria da Casa de Oswaldo Cruz estão vinculados o Conselho Consultivo Externo, Órgãos Colegiados (Assembleia GeralConselho DeliberativoConselho Técnico-CientíficoCâmaras Técnicas e Fórum de Gestão),  Assistência Técnica de Comunicação, a Assistência Técnica de Cooperação e a Secretaria Executiva. 

A instituição possui um Núcleo Operacional constituído pelos departamentos de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde (Depes); de Patrimônio Histórico (DPH); de Arquivo e Documentação (DAD); Museu da Vida e de Administração. Cada departamento tem um chefe eleito pelos seus membros por meio do voto secreto para um mandato de dois anos.

DEPARTAMENTOS

EI_PSICO (120 de 121)depes

O Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde (DEPES) realiza análises sobre temas relativos à institucionalização das ciências e da saúde no Brasil, bem como às práticas, à produção de conhecimentos e às políticas públicas que conformaram o campo, desde o período colonial até a contemporaneidade. A vasta produção decorrente de suas atividades constitui importante referência para a área no país, com reconhecimento internacional.

b184344b-7c4a-465e-909d-1fc9d3c5840a

O Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) coordena as ações de gestão, preservação e valorização do conjunto arquitetônico histórico da Fiocruz. Desenvolve pesquisas relacionadas aos campi da instituição no Rio de Janeiro, suas correlações com a história da arquitetura, do urbanismo e da saúde pública no Brasil, e aos estudos sobre conservação preventiva e análises de risco para o patrimônio cultural e científico.

IMG_1604

O Departamento de Arquivo e Documentação (DAD) é responsável pela guarda do mais expressivo acervo sobre processos políticos, sociais e culturais da saúde do Brasil. Identifica, recolhe, reúne, preserva, organiza, dá acesso e dissemina o patrimônio arquivístico permanente da Fiocruz, assim como os arquivos institucionais e pessoais de interesse para a história das ciências e da saúde. 

_COC3885

O Museu da Vida é o departamento que realiza ações de educação, comunicação, preservação de acervos, divulgação e popularização das ciências e da saúde. Oferece exposições de longa duração e itinerantes, áreas de visitação ao ar livre, espetáculos teatrais e ações de formação para professores e jovens dentro e fora do campus da Fiocruz. No ambiente digital, atua com produção de conteúdo para o site de ciências InVivo e redes sociais.