Ir para o conteúdo

Cursos livres

Os cursos livres da Casa de Oswaldo Cruz são destinados, preferencialmente, a profissionais graduados e estudantes de graduação das áreas das ciências humanas, ciências sociais aplicadas e ciências da saúde. Todos os cursos são gratuitos e as vagas serão divulgadas no período de inscrição.

As aulas ocorrerão no Centro de Documentação e História da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro). Para participar, o candidato deve realizar a inscrição no Campus Virtual da Fiocruz. No período de inscrição, o candidato deverá encaminhar uma carta de intenção, esclarecendo os motivos que o levaram a escolher o curso, e seu currículo. Uma vez aprovado, deverá efetuar matrícula pessoalmente no Centro de Documentação e História da Saúde / Casa de Oswaldo Cruz, até o dia anterior ao início das aulas, munido de um retrato 3x4 e dos originais e cópia dos documentos de identidade, CPF e comprovante de escolaridade.

Coordenação dos Cursos de Extensão
Anderson Boanafina

Informações
Secretaria Acadêmica
Centro de Documentação e História da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (CDHS/COC)
Av. Brasil, 4365 Manguinhos, Rio de Janeiro
Tel.: (21) 3865-2290
Horário de atendimento ao público: 9h às 16h
E-mail: secadcoc@fiocruz.br
Guia do Aluno 

CURSOS
 

Oficina: Comissão de Heteroidentificação e de Pessoas com Deficiência
Organizadores: Hilda da Silva Gomes, Anderson Boanafina e Sandro Hilário.

Inscrição: 27 de outubro a 5 de novembro de 2021

Inscreva-se aqui no Campus Virtual.

Período: 09 e 10 de novembro de 2021. Manhã 10 às 12h e a tarde 14h às 16h. 
Carga horária: 8h
Vagas: 40 vagas
Modalidade: Curso virtual com transmissão via zoom – será enviado o link para os selecionados.

Público-alvo: Profissionais da Fiocruz

Haverá processo seletivo:  Não

Objetivo do curso: Contribuir para a formação conceitual e técnica do corpo docente no que tange a política de ações afirmativas da Casa de Oswaldo Cruz/COC.
  
OBS.: As inscrições serão feitas pelo Campus Virtual conforme link acima disponibilizado, com vagas limitadas para a certificação. Lembrando que só ganhará o certificado o candidato que se inscrever pelo Campus virtual e tiver no mínimo 75% da presença confirmada.

Gestão de documentos

Organizadores: Karina Veras Praxedes dos Santos COC; Erica de Castro Loureiro COC; Francisco José Tavares do Nascimento VPEIC; Renata Almeida de Souza CQUALI e Osvaldo Luiz de Oliveira Raymundo COGEAD.
Inscrição: 25 de outubro a 11 de novembro de 2021 - Inscreva-se aqui pelo Campus Virtual 
Período: 22 e 23 de novembro de 2021
Horário: 14h às 17h
Carga horária: 8h
Vagas: 20 vagas
Modalidade: Curso virtual com transmissão pela Conferência Web RNP (os alunos receberão por e-mail o link da sala)
Resultado: 17 de novembro 2021

Critérios para seleção: Através de Carta de interesse e CV Lattes: será dada prioridade de participação na seguinte ordem, até que sejam preenchidas as vagas: 1º) colaboradores que trabalham em serviços arquivísticos e estão lotados nas regionais da Fiocruz; 2º) colaboradores que trabalham em serviços arquivísticos em unidades que ainda não tem o Sigda implantado; 3º) colaboradores que trabalham em serviços arquivísticos em  unidades que já implantaram o Sigda e que ainda não participaram de capacitação.  

Objetivo do curso: O curso de gestão de documentos visa qualificar os profissionais para atuarem nos setores produtores de documentos arquivísticos ou nos arquivos, demonstrar as vantagens da organização arquivística e o papel estratégico dos arquivos para a gestão eficiente e a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela instituição.

Obs.: As inscrições serão feitas pelo Campus Virtual, com vagas limitadas para a certificação. Lembrando que só ganhará o certificado o candidato que se inscrever pelo Campus virtual e tiver no mínimo 75% da presença confirmada.

As humanidades no século 21: teoria, prática e desafios de uma transformação no conhecimento

Organizadores: Depes e PPGHCS (COC/Fiocruz), Unicamp e IBICT
Inscrição: 24 de setembro a 15 de outubro de 2021 -  Inscreva-se pelo Campus Virtual Fiocruz
Período: 27 a 29 de outubro de 2021. Manhã: 10h às 12h; Tarde: 14h às 16h
Carga horária: 16h
Vagas: 50 vagas
Modalidade: Curso virtual com transmissão pelo Youtube da Casa de Oswaldo Cruz

Objetivo do curso: Discutir a transformação digital no campo das humanidades, com ênfase nos aspectos teóricos e metodológicos da produção do conhecimento, e da seleção, preservação e acesso público a dados de pesquisa.

Obs: As inscrições serão feitas pelo Campus Virtual Fiocruz, com vagas limitadas para a certificação, mas o curso é aberto para quem quiser assistir, mesmo que não tenha feito as inscrições. Lembrando somente que só ganhará o certificado o candidato que se inscrever pelo Campus Virtual e tiver no mínimo 75% da presença confirmada.

Pandemias, globalidades e agências em perspectiva histórica: um olhar a partir do Brasil

Coordenadores do curso: André Felipe Cândido da Silva, Gabriel Lopes e Matheus Alves Duarte da Silva
Inscrição: 22 de setembro a 10 de novembro de 2021 - Inscreva-se aqui pelo Campus Virtual
Período: 22 a 26 de novembro de 2021. Manhã: 10h às 12h; Tarde: 14h às 16h
Carga horária: 10h
Vagas: 300 vagas
Modalidade: Curso virtual com transmissão pelo Youtube da Casa de Oswaldo Cruz

Objetivo do curso: Discutir historicamente como as pandemias constroem novas globalidades na medida em que criam novas conexões cientificas e que atores humanos e não-humanos, tais como patógenos, vetores e reservatórios animais de doenças, circulam através das fronteiras nacionais e imperiais.

Gestão Integrada de Acervos Fotográficos: da conservação à recuperação da informação

Coordenadora do curso: Aline Lopes de Lacerda e Sandra Baruki; professor convidado: Fernando Osorio Alarcón
Inscrição: 08 a 23 de setembro de 2021 – Inscreva-se aqui pelo Campus Virtual 
Período: 07, 14, 21 e 28 de outubro de 2021 e 04, 11 e 18 de novembro de 2021. Todas as quintas-feiras, das 14h às 17h, das 14h às 17h. 
Carga horária: 21h
Vagas: 40 vagas
Modalidade: On-line

Objetivo do curso: O curso tem como objetivo apresentar o cenário da gestão de acervos fotográficos nas instituições de guarda de acervos históricos brasileiros procurando refletir sobre as ações de preservação, predominantemente realizadas de forma desvinculada, entre as áreas de conservação e de organização desses conjuntos. Com base nas premissas que regem as ações das áreas de conservação e de tratamento documental voltadas a acervos fotográficos, o seminário busca levantar alternativas de trabalho que promovam uma gestão integrada das fotografias de caráter histórico em instituições de guarda de acervos. O seminário contará com uma aula do professor convidado Fernando Osorio Alarcón intitulada “A atenção tão almejada: as lacunas da conservação do patrimônio fotográfico na América Latina”.