Ir para o conteúdo

Uma quinta diferente: usos da biografia na História

2012-04-20

Os desafios enfrentados pelo historiador ao lidar com biografias e trajetórias de vidas é o tema deste Encontro às Quintas. Menos do que discutir como se escreve uma biografia, o objetivo é pensar como esta pode fertilizar uma área específica da história e, por outro lado, que questões esta área levanta para os estudos biográficos. Para debater o tema contamos com a presença de dois historiadores, pesquisadores do CNPq.

 

Confira a apresentação ao vivo, a partir das 10 horas de 26/04

 

Doutora em História pela PUC-SP, Yonissa Wadi é professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), atuando no curso de graduação em Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em História. Integrando a “Red Iberoamericana de Historia de la Psiquiatría” e como líder do Grupo de Pesquisa “Cultura, Relações de Gênero e Memória”, publicou trabalhos de referência nos temas relacionados à história da loucura, da psiquiatria e das mulheres, como o artigo “Entre muros: os loucos contam o hospício” (Topoi, 2011) e o livro A história de Pierina: subjetividade, crime e loucura (EDUFU, 2009).

 

Temístocles Cezar é Diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em História pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, é Professor do Departamento de História da UFRGS. Integrando Grupos de Pesquisa da área de historiografia, é referência nos temas relacionados à escrita da história e teoria da historia, com artigos e capítulos publicados em Portugal, Espanha, França e no Brasil, como o capítulo “As incertezas da escrita da história: ensaio sobre a subjetividade na Historia Geral do Brasil de F. A. de Varnhagem (1854-1857)”, publicado no recém lançado Memória, escrita da história e cultura política no mundo luso-brasileiro (FGV Editora).

 

Coordenação do Encontro às Quintas: Robert Wegner

Data: 26 de abril de 2012

Horário: 10 horas

Local: sala 407 do Prédio Expansão | Avenida Brasil, 4036 – Manguinhos, RJ

Mais informações: (21) 3882-9095 e historiasaude@coc.fiocruz.br .

 

 

Leia mais:

Confira a programação completa do Encontro às Quintas no primeiro semestre de 2012

Saiba mais sobre os palestrantes e os temas que vão ser apresentados


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir