A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) realiza, nos dias 26 e 27 de agosto de 2025, o Seminário Internacional Iluminação de Monumentos e Sítios Históricos, com o objetivo de explorar as múltiplas relações entre luz e patrimônio cultural. O evento propõe uma abordagem que vai além dos aspectos técnicos e estéticos da iluminação, tratando-a também como estratégia de comunicação e valorização simbólica dos bens culturais. As inscrições para participação presencial estão encerradas, mas seguem abertas na modalidade online.
O seminário, uma iniciativa do Departamento de Patrimônio Histórico e do Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da Casa, será realizado no Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro (Brasil). O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Casa no YouTube. No dia 27, haverá intérprete de Libras, garantindo acessibilidade ao público, e tradução simultânea português-espanhol.
Com especialistas nacionais e internacionais, a programação contará com mesas temáticas, conferências e debates sobre os múltiplos significados e possibilidades da iluminação como linguagem, tecnologia e ferramenta de valorização do patrimônio cultural. As discussões abrangem desde projetos luminotécnicos e normativas técnicas até temas como acessibilidade, inovação e sustentabilidade, com foco em experiências voltadas à preservação e promoção de sítios históricos e do patrimônio edificado.
“Ao completar 40 anos, a Casa de Oswaldo Cruz reafirma seu compromisso com a valorização do patrimônio cultural por meio de iniciativas como este seminário, que aborda a iluminação monumental não apenas como recurso técnico ou estético, mas também uma estratégia de comunicação e fruição de bens culturais tão importantes para a constituição de nossas identidades. Desde a década de 1990, quando o Castelo passou a ser iluminado, a Fiocruz adota esse recurso estratégico para a valorização do seu patrimônio e aproximação da sociedade”, Marcos José de Araújo Pinheiro, diretor da COC/Fiocruz.
Iluminação monumental como ferramenta para reforçar memórias e identidades
A conferência de abertura será conduzida pela arquiteta e lighting designer Diana Del-Negro, que apresentará o tema Arquitetura em luz – a iluminação do Patrimônio. A programação inclui mesas temáticas sobre valorização monumental, iluminação urbana, comunicação simbólica e novas tecnologias, com a participação de especialistas e pesquisadores do tema.
A primeira mesa trata da iluminação monumental como ferramenta para destacar a arquitetura e reforçar memórias e identidades. As discussões incluirão uma reflexão sobre o impacto dessas intervenções no espírito dos bens, bem como em sua originalidade e integridade. Em seguida, especialistas abordam os desafios da iluminação urbana em sítios históricos, com foco na integração entre tecnologia, planejamento e preservação, respeitando o valor simbólico desses espaços.
No segundo dia, a iluminação temática é apresentada como estratégia de comunicação, mostrando como a luz conecta passado e presente por meio de experiências visuais. Encerrando o evento, a mesa sobre novas tendências destaca inovações tecnológicas e sustentáveis na iluminação de monumentos, unindo criatividade, eficiência energética e respeito ao patrimônio.
Os interessados em receber certificado devem se inscrever previamente pelo Campus Virtual até 24 de agosto e confirmar presença durante o evento. Para quem participar pelo YouTube, será disponibilizado link para assinatura durante a transmissão. Contudo, será necessário a confirmação de presença preenchendo os formulários disponibilizados durante o evento, e a participação em ao menos 3 mesas para a emissão do certificado.
O seminário integra o projeto Iluminação Monumental, uma realização da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e do Ministério da Cultura, Governo Federal, com gestão cultural da Sociedade de Promoção Sociocultural da Fiocruz (SOCULTFio). A iniciativa conta com apoio financeiro do BNDES e patrocínio master da Shell, além do patrocínio do Itaú Unibanco, MRS e EDF, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
“Estamos muito felizes em iniciar essa parceria com a Fiocruz, que tem um dos conjuntos patrimoniais mais importantes da cidade do Rio de Janeiro. Essa parceria é reflexo do nosso compromisso com a sociedade brasileira e com o desenvolvimento do Rio por meio dos nossos patrocínios culturais”, comenta Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação de Marca da Shell Brasil.
Sobre a Shell Brasil
Há 112 anos no país, a Shell Brasil é uma companhia de energia integrada, com participação nos setores de Petróleo e Gás, Soluções Baseadas na Natureza, Pesquisa & Desenvolvimento, e Trading, por meio da comercializadora Shell Energy Brasil. A companhia está presente ainda no segmento de Biocombustíveis por meio da joint-venture Raízen, que no Brasil também gerencia a distribuição de combustíveis da marca Shell.
A Shell Brasil trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
Programação
26 de agosto (terça-feira)
9h– Café de boas-vindas
9h30 – Abertura
Boas-vindas: Maria Luisa Gambôa Carcereri – Chefe do Serviço de Educação Patrimonial e professora do PPGPAT – COC/Fiocruz
Mesa de Abertura:
Marcos José Pinheiro – Diretor da Casa e professor do PPGPAT – COC/Fiocruz
Diego Bevilaqua – Vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica – COC/Fiocruz
Bruno Teixeira de Sá – Arquiteto do Departamento de Patrimônio Histórico – COC/Fiocruz
Luis Fernando Donadio – Diretor Institucional da SOCULTFio e Coordenador-Geral do Escritório de Captação de Recursos – Fiocruz
9h50 – Conferência de Abertura
Diana Del-Negro – PhD em Urban Lighting pela University College London, Mestre em Conservação do Patrimônio pelo IST, Fundadora da Lightware
Tema: “Arquitetura em luz – a iluminação do Património” (virtual)
10h50 – Mesa: Iluminação Monumental para Valorização do Patrimônio
Marcia Chamixaes – Arquiteta, Designer de iluminação na Aviar Conceitos Criativos e Secretária-Executiva de Patrimônio no município de Olinda
Tema: “Luz no Patrimônio: uma estratégia para revitalização de edifícios e áreas históricas.”
Mônica Luz Lobo – Fundadora e diretora criativa da LD Studio
Tema: “Patrimônio VIVO tem valor. Como a iluminação pode contribuir”
Mediação: Renato Gama-Rosa – Pesquisador do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e docente do PPGPAT
11h50 – Debate
12h30 – Intervalo para almoço
14h – Mesa: Iluminação Urbana e Sítios Históricos
Isabela Verleun – Núcleo de Relações Institucionais – Museu Imperial/Ibram/MinC
Tema: “O impacto do espetáculo Som e Luz Museu Imperial no Turismo da cidade de Petrópolis-RJ”
José Pessôa – Professor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF
Tema: “Monumentos Fluminenses: Luz e Arquitetura”
Liane Cantanhede – Lighting Designer
Tema: “Como respeitar a identidade de um monumento histórico pela luz”
Mediação: Rosana Soares Zouain – Chefe do Serviço de Conservação e Restauração do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz
16h– Debate
27 de agosto (quarta-feira)
9h– Café de boas-vindas
9h30 – Mesa: Iluminação Temática como Estratégia de Comunicação
Milton Giglio – Lighting Designer
Tema: “Desafios da Iluminação cênica aplicada a Patrimônios e Bens Tombados”
Gabriel Fernandes Vinagre – Arquiteto, Lighting Designer e Entusiasta da Luz
Tema: “Tempo Luz: Reflexões sobre Passado e Presente na Iluminação de Bens Tombados a partir do Desafio Contemporâneo do Edifício Gustavo Capanema”
Maria João Pinto-Coelho – mjpintocoelho_neuroscience in design
Tema: “Mind the Light – A iluminação urbana e ambiental como instrumento de valorização das Cidades Históricas e Áreas Urbanas”
Pascal Chautard – Lighting Designer
Tema: “Museu Chileno de Arte Pré-Colombiano: luz na arquitetura e na museografia” (virtual)
Mediação: Cristina Coelho – Arquiteta do Serviço de Conservação e Restauração do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e docente do PPGPAT
11h30 – Debate
12h – Intervalo para almoço
14h – Mesa: Novas Tendências para Iluminação Monumental
Gilberto Franco – Lighting Designer, proprietário da Franco+Berriel
Tema: “Iluminação e o Paradoxo da Eficiência”
Alexandre Gois de Andrade – Professor em cursos de pós-graduação em iluminação e eficiência energética
Tema: “Design e Tecnologia em Iluminação de Patrimônio”
Cecilia Guadarrama Gándara – Professora da Divisão de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura da UNAM (México)
Tema: “Iluminación natural en espacios museales”
Mediação: Ana Maria Barbedo Marques – Arquiteta do Serviço de Conservação e Restauração do Departamento de Patrimônio Histórico/Casa de Oswaldo Cruz
16h – Debate
Serviço
Seminário Internacional Iluminação de Monumentos e Sítios Históricos
Data: 26 e 27 de agosto de 2025 (terça e quarta-feira)
Local: Salão de Conferência do CDHS – 4° Andar (sujeito a lotação)
Av. Brasil, 4365 – Manguinhos – Rio de Janeiro/RJ/Brasil– 21040-360
Transmissão online pelo canal da COC/Fiocruz no YouTube
:: Acesse a mini bio dos participantes
Para emissão de certificados, é necessária a inscrição pelo campus virtual da Fiocruz até 24 de agosto e a confirmação de presença durante o evento.
A participação presencial está sujeita à lotação do auditório (a organização vai entrar em contato por e-mail para confirmar a presença).