Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
17 de Nov de 2025
09:00
imagem de Seminário debate a preservação do patrimônio cultural das ciências e da saúde

Seminário debate a preservação do patrimônio cultural das ciências e da saúde

Campus Manguinhos

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) realiza, no dia 17 de novembro de 2025, o seminário Construindo saberes para a preservação do patrimônio cultural das ciências e da saúde, dedicada à reflexão sobre a educação patrimonial como instrumento de valorização, preservação e compartilhamento dos bens culturais da ciência e da saúde. A atividade acontecerá no Salão de Conferências do CDHS, às 9h, e será aberta ao público — sem necessidade de inscrição prévia. Haverá emissão de certificados para os interessados.

O encontro vai discutir a educação patrimonial como campo estratégico para o fortalecimento dos vínculos entre a sociedade e seu patrimônio cultural, entendendo-o como parte da identidade coletiva e resultado de processos históricos, sociais e culturais. Além dos debates, o evento marcará o lançamento de importantes iniciativas da Fiocruz voltadas à disseminação do conhecimento e à valorização de seus acervos: a Coleção Guias dos Acervos Culturais das Ciências e da Saúde, os filmes da série “História de um acervo” e os Painéis Interpretativos do Quinino, que integram o projeto Painéis Interpretativos.

A programação contará com a participação de arquitetos e urbanistas do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa. Na ocasião, Sônia Aparecida Nogueira abordará o tema “Educação Patrimonial: valorização e preservação da memória social, cultural e científica”, destacando os fundamentos conceituais e metodológicos da área e sua inserção em políticas públicas.

Na sequência, Maria Luisa Gambôa Carcereri apresentará Conhecer para valorizar: a série Guias dos acervos culturais das ciências e da saúde da Fiocruz, detalhando o processo de elaboração e os objetivos da coleção, composta por três volumes. Em seguida, Maria Luisa e Eric Alves Gallo abordarão A produção audiovisual na construção de saberes: a série História de um acervo, destacando os episódios que integram o projeto Fiocruz Preservando o Patrimônio das Ciências e da Saúde, voltado a divulgar a diversidade dos acervos culturais da instituição.

Encerrando o evento, Inês El-Jaick Andrade apresentará  A interpretação do patrimônio como forma de aproximação: Projeto Painéis Interpretativos, discutindo o papel da comunicação interpretativa como estratégia de mediação entre o público e os significados culturais dos bens patrimoniais, com base na experiência dos painéis instalados no Pavilhão Mourisco e no Quinino. Confira a minibio dos palestrantes e o resumo das apresentações.  

Saiba mais sobre as iniciativas:  

Guias dos acervos culturais das ciências e da saúde da Fiocruz  

A série bilingue (português e inglês) tem a função de divulgar e valorizar o acervo da instituição, em especial aquele situado no Campus Fiocruz Manguinhos, na cidade do Rio de Janeiro. Mediante contextualização histórica, caracterização e informações sobre as principais ações de preservação empreendidas nesses bens, busca-se fornecer subsídios para a construção do conhecimento e fortalecimento do vínculo da sociedade com esse patrimônio cultural, assim como divulgar fontes de informações sobre esse acervo. A série, composta por três volumes: i) Acervos sob a responsabilidade da Casa de Oswaldo Cruz no Campus Fiocruz Manguinhos; ii) Acervo arquitetônico, urbano-paisagístico e arqueológico no Campus Fiocruz Manguinhos; iii) Pavilhão Mourisco / Castelo Mourisco 

Fiocruz preservando o patrimônio das ciências e da saúde – História de um acervo 

A série audiovisual visa comunicar à comunidade Fiocruz, a profissionais do campo da preservação e áreas culturais afins, e à sociedade em geral sobre a prática da conservação dos acervos científicos e culturais da Fiocruz e os caminhos da preservação no Campus Fiocruz Manguinhos. Com vídeos de curta duração, a série é composta por episódios nas categorias: i) “Por trás dos tapumes”, com registro das obras de conservação e restauração realizadas no acervo arquitetônico; ii) “História de um Acervo”, que apresentam aspectos históricos, científicos e culturais relacionados aos acervos arquitetônico, urbano-paisagístico, arqueológico, arquivístico, bibliográfico e museológico da Casa de Oswaldo Cruz. 

Projeto Painéis Interpretativos  

O Projeto Painéis Interpretativos é uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) voltada para a valorização, preservação e difusão do patrimônio cultural das ciências e da saúde. Por meio da instalação de sinalizações interpretativas em edifícios históricos, o projeto busca contribuir para a interpretação ambiental e patrimonial desses espaços, aproximando trabalhadores, visitantes e comunidades de suas histórias e significados. 

Os painéis foram concebidos como estratégias de mediação cultural, capazes de apresentar, de forma acessível e envolvente, os processos históricos, os usos e os acontecimentos marcantes relacionados a cada edificação. Dessa forma, a iniciativa convida à reflexão, fortalece a identidade institucional da Fiocruz e incentiva a apropriação social do patrimônio.