Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
10 de Out de 2024
10:00

Encontro às Quintas debate trajetórias científicas e diálogos Sul-Sul 

Campus Manguinhos

O Encontro às Quintas debaterá o tema Trajetórias científicas, diálogos Sul-Sul e marcadores da diferença em 10 de outubro. O evento será realizado presencialmente às 10h, na sala 304 do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), em Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ), com a participação dos pesquisadores em estágio pós-doutoral na Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) Juliana Manzoni Cavalcanti, Ana Cristina Rocha e Ricardo Cabral de Freitas. 

Com pesquisas em andamento sobre a face internacional da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme e Outras Hemoglobinopatias (2005-2015), Juliana Manzoni Cavalcanti discutirá os estudos que veem analisando criticamente a ascensão da doença falciforme como um ônus para a saúde global no século 21. “A partir dos anos 2000, com o suporte de cientistas, gestores, associações de pacientes e a Organização Mundial de Saúde, formou-se um novo enquadramento interpretativo global que redefiniu a doença falciforme, de uma doença do sangue hereditária para um defeito de nascença evitável”, explica. 

A partir de pesquisas sobre o uso de testes de inteligência no Brasil, bem como sobre as relações Brasil-Estados Unidos no campo da educação e do ensino de matemática, Ana Cristina Rocha analisará o processo que tem como pano de fundo a expansão dos sistemas escolares nacionais na virada do século 19 para o 20. “Meu foco é a emergência de um problema antes pouco significativo: o das crianças com dificuldades de aprendizagem ou ainda das consideradas “incapazes” de aprender. À medida que essas crianças passaram do campo de intervenção médica para o da psicopedagogia, houve uma mudança na forma como elas passaram a ser rotuladas”, argumenta. 

Em sua apresentação sobre febres e trópicos e trajetórias científicas e de circulação entre Brasil, Portugal e África, Ricardo Cabral de Freitas analisará como, entre os séculos 18 e 19, um conjunto de médicos luso-brasileiros se colocou diante do desafio de compreender as febres nos domínios coloniais portugueses a partir do estudo climatológico de diferentes regiões da América Portuguesa e do continente africano. “Nesse processo, eles travavam diálogo crítico com a literatura europeia sobre o tema a partir da atuação clínica e do contato com práticas de cura locais”, afirma. 

O debatedor será o pesquisador do Departamento de Pesquisa da COC e professor do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) Flávio Edler, autor de Ensino e profissão médica na Corte de Pedro II (2014) e coautor de História e Cultura da Medicina no Brasil (2012), entre outros. 

O Encontro às Quintas é uma iniciativa do PPGHCS, coordenada pelo professor e pesquisador Marcos Chor Maio. 

Encontro às Quintas 

Trajetórias científicas, diálogos Sul-Sul e marcadores da diferença
Expositores: Juliana Manzoni Cavalcanti (COC/Fiocruz), Ana Cristina Rocha (COC/Fiocruz) e Ricardo Cabral de Freitas (COC/Fiocruz)
Debatedor: Flávio Edler (COC/Fiocruz)
Coordenação: Marcos Chor Maio (COC/Fiocruz)
Data: 10/10/2024
Horário: 10h
Evento presencial
Local: Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ)