Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
12 de Set de 2024
10:00

Encontro às Quintas debate “interferências digitais” no ofício do historiador 

Salão de Conferência Luiz Fernando Ferreira

Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro

Com a participação das expositoras Anita Lucchesi (COC/Fiocruz) e Alejandra Josiowicz (Uerj e Faperj), o Encontro às Quintas debaterá o tema Que história é essa? Interferências digitais no ofício do historiador em 12 de setembro. Aberto a participação de todos, o evento será realizado presencialmente às 10h, no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), em Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ). 

Autora de História, internet e novas mídia: preocupações e questionamentos para historiadores do século XXI (Edupe, 2022) e Digital History e Storiografia Digitale: estudo comparado sobre a escrita da História no tempo presente (2001-2011) (Edupe, 2022), Anita Lucchesi é doutora em História e coordena atualmente um projeto de divulgação científica no Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).  

Em sua apresentação, propõe um debate sobre a hermenêutica da prática digital como virtude epistêmica para nortear a história que produzimos hoje, refletindo qualitativamente sobre as ‘interferências’ digitais no processo iterativo de criação de significados históricos entre humanos e máquinas. 

“Enquanto a amplitude do debate pode soar intimidadora, visando ultrapassar os discursos que se encerram – ou se perdem – na tentativa de esgotar os desafios e possibilidades, este encontro propõe um momento de inflexão para nos encararmos no espelho, enquanto comunidade historiadora, e tentar responder: que História é essa? Ou, deslocando um pouco a atenção dos métodos e das ferramentas, olhar mais detidamente para qual História estamos produzindo, que argumentos ela pode propor, que problemas interpela, que sorte de perguntas consegue efetivamente responder”, argumenta Anita Lucchesi. 

Professora Adjunta no Departamento de Letras Neolatinas (LNEO) e no Programa de Pós-graduação em Letras do Instituto de Letras (ILE) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Alejandra Josiowicz é coorganizadora dos livros Humanidades Digitais na América Latina: linguagens, metodologias e práticas de análise (Pontes, 2023) e Mulheres escritoras: arquivos literários e feminismos na América Latina (FGV, 2023). Em sua exposição, debaterá as práticas tecnodiscursivas em torno de intelectuais mulheres latino-americanas na plataforma Wikipedia, que estão discussão no Observatório Digital das Mulheres Latino-americanas, sediado no ILE da Uerj. 

“A pesquisa se propõe ir na direção de uma cartografia dos dispositivos tecnogramaticais da Wikipédia pelos quais é possível analisar a materialidade da produção e circulação dos discursos em torno de uma seleção de intelectuais mulheres latino-americanas e dos modos pelos quais são capazes de gerar releituras e visibilizações, assim como apagamentos e ataques, conformando e solidificando comunidades e contra-comunidades discursivas de produção e interpretação. A pesquisa utiliza o arcabouço teórico-metodológico do Pensamento Social Latino-americano, a análise do discurso digital, os estudos de gênero, o Feminismo de Dados e as Humanidades Digitais no Sul Global, para refletir sobre as desigualdades na produção e circulação do conhecimento e sobre o lugar das mulheres intelectuais desde uma perspectiva interseccional”, explica Alejandra Josiowicz. 

A debatedora será Daiane Rossi, pesquisadora em estágio pós-doutoral na Casa de Oswaldo Cruz, com bolsa nota-10 da FAPERJ, com o projeto “Mulheres nas ciências: profissionalização e trajetórias científicas (Rio de Janeiro – DF, 1940-1960)”. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da COC, é coorganizadora do livro Em tempos de pandemia: reflexões necessárias sobre saúde e doenças no passado e no presente (Oikos, 2021). 

O Encontro às Quintas é uma iniciativa do PPGHCS, coordenada pelo professor e pesquisador Marcos Chor Maio. 

Encontro às Quintas 

Que história é essa? Interferências digitais no ofício do historiador
Expositoras: Anita Lucchesi (COC/Fiocruz) e Alejandra Josiowicz (Uerj e Faperj)
Debatedora: Daiane Rossi (COC/Fiocruz)
Coordenação: Marcos Chor Maio (COC/Fiocruz)
Data: 12/9/2024
Horário: 10h
Evento presencial
Local: Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ)