Professor titular do Departamento de Antropologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Livio Sansone apresentará a palestra Estação Etnográfica Bahia: a construção transnacional dos estudos afro-brasileiros (1935-67) na próxima edição do Encontro às Quintas. O evento será realizado presencialmente no dia 9 de maio, às 10h, no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), em Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ). Não é necessária a inscrição prévia.
Em sua exposição, o pesquisador do Centro de Estudos Afro-Orientais da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA e integrante do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduacão em Estudos Étnicos e Africanos analisará como Salvador atraiu e impressionou muitos estudiosos estrangeiros neste período, como Donald Pierson (1900-1995), Robert Park (1864-1944), Ruth Landes (1908-1991), Lorenzo Dow Turner (1890-1972), E. Franklin Frazier (1894-1962), Stefan Zweig (1881-1942), Frances (1897-1975) e Melville J. Herskovits (1895-1963).
“Entre 1935 e 1943, Salvador recebeu muita atenção por parte de um grande número de estudiosos e intelectuais estrangeiros, todos impressionados – se não seduzidos – pela “magia” da cidade, em grande parte resultado de sua cultura popular negra. A cidade tornou-se mesmo o local da batalha entre diferentes percepções da integração negra nos Estados Unidos e do lugar da África neste processo”, explica Livio Sansone.
A debatedora será Fátima Cechetto, atual pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), professora do programa de pós-graduação da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e colaboradora do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves). É autora do livro Violência e estilos de masculinidade. Desenvolve pesquisas na área de Antropologia e Saúde Pública, atuando com os temas: gênero, sexualidade, juventude, masculinidade e violência.
O Encontro às Quintas é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz, coordenada pelo professor e pesquisador Marcos Chor Maio.
Encontro às Quintas
Estação Etnográfica Bahia: a construção transnacional dos estudos afro-brasileiros (1935-67)
Expositor: Livio Sansone (UFBA)
Debatedora: Fátima Cechetto (IOC/Fiocruz)
Coordenação: Marcos Chor Maio (COC/Fiocruz)
Data: 9/5/2024
Horário: 10h
Evento presencial
Local: Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ)