Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Início do conteúdo

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) tem sob sua guarda o mais expressivo acervo do país sobre os processos políticos, sociais e culturais da saúde, disponível para consulta online na Base Arch, a base de dados do acervo arquivístico.

Antes de serem disponibilizados, os conjuntos documentais recebidos por meio de recolhimento das unidades da Fiocruz e doações de indivíduos e instituições, são submetidos a procedimentos técnicos, que se destinam a assegurar sua integridade física.

Os documentos passam por todos os processos de higienização, pequenos reparos, restauração e acondicionamento antes do tratamento arquivístico.

Após o tratamento de conservação, seguem para o tratamento arquivístico com a organização dos fundos e coleções e ao final os documentos são abertos à consulta pública e liberados para acesso online e presencial na Sala de Consulta.

gestão de risco

Responsável pela gestão e preservação de diferentes tipologias de bens culturais, que incluem acervos arquivísticos, bibliográficos e  museológico, além de edifícios e sítios históricos, a experiência da Casa na gestão de riscos relacionados ao patrimônio cultural resultou na elaboração do e-book  ‘A gestão de riscos como estratégia para a preservação do patrimônio cultural das ciências e da saúde’.

O objetivo é contribuir para a adoção da gestão de riscos em instituições nacionais e internacionais responsáveis pela preservação de bens culturais, além de incentivar novas pesquisas sobre o tema. 

CONSERVAÇÃO PREVENTIVA

A partir de um conjunto de medidas e ações definidas de forma multidisciplinar, a Casa atua para minimizar a deterioração e a perda de valor dos bens culturais.

Essas medidas são prioritariamente indiretas e englobam ações de pesquisa, documentação, inspeção, monitoramento, gerenciamento ambiental, armazenamento, conservação programada e planos de contingência

eventos

Homenagem a José Carlos Camello 

Em reconhecimento ao trabalho e importância de José Carlos Camello, primeiro arquivista do Departamento de Arquivo e Documentação, a Casa nomeou o Laboratório de Conservação em homenagem ao profissional.

Camello se dedicou à conservação e restauro de documentação na COC até se aposentar em 2012. O especialista faleceu em maio de 2018. O evento foi realizado em 12 de dezembro de 2023.

CURSOS

Curso de qualificação profissional em caixas de conservação para acondicionamento de acervos

Nos meses de maio e junho de 2023, a Casa ofereceu o Curso de qualificação profissional em caixas de conservação para acondicionamento de acervos. Ministrada pelo Conservador-Restaurador Edmar Moraes Gonçalves, a capacitação abordou os vários modelos de acondicionamentos especiais utilizados para guarda e proteção de livros, documentos, fotografias, objetos, entre outros.

Conservação de documentos

  • Nossas coleções importam

    Desenvolvido em parceria com o Centro Internacional de Estudos para a Conservação e Restauro de Bens Culturais, o projeto Nossas coleções importam visa diagnosticar a situação dos três laboratórios de conservação atualmente em funcionamento na Casa para promover mudanças positivas na forma como a instituição administra suas instalações, melhorar a qualidade e a eficiência energética dos equipamentos e encontrar soluções eficazes para reduzir, reutilizar e reciclar materiais que são utilizados nas atividades diárias desses laboratórios de conservação.